Como se comportar no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia no trabalho pode ser bastante assustador, ainda mais em se tratando do primeiro emprego. Tudo isso acontece pelo fato de:

* Tudo ser novo;

* Por não conhecer as pessoas que fazem presentes naquele ambiente;

* Pela função ser desempenhada ser nova;

No primeiro dia de trabalho é normal que a ansiedade  e a emoção fale mais alto, por tanto contenha-se. Mas atenção, não deixe que o medo tome conta de você e atrapalhe seu desempenho. E pensando nessa possibilidade, preparamos algumas dicas para que você saiba como se comportar no primeiro dia de trabalho.

Dicas

Postura é a palavra chave 

O primeiro dia é o momento em que irá conhecer os colegas e local de trabalho. É o dia voltado à absorção de funções que lhe será incumbido a executar e normas estabelecidas pela empresa que deverá ser seguida.  Por tanto, preste bem atenção no que seu chefe irá dizer e procure cumprir a risca o que lhe foi passado, porque desta o contratante perceberá que possui boa postura perante ao serviço que lhe foi designado.

Além disso, evite conversas paralelas com colegas e até mesmo com o superior, pois isso pode atrapalhar te atrapalhar, lembrando que você está sendo observado constantemente.

Faça o exercício de respiração sempre que se sentir ansioso. Então, inspire  fundo e solte o ar todo.
Procure fazer aquilo que lhe foi pedido.
(Foto Divulgação)

 

E não para por ai. Ao conversar com um colega seja direto e não procure ficar dando palpites e nem falando de sua vida pessoal ou da de alguém que vocês dois conhecem. Procure ser discreto. Lembre-se que colega de trabalho não é seu amigo, apenas um concorrente do mercado de trabalho e mesmo que já possuam uma relação de amizade fora do âmbito de trabalho, permaneçam com a postura de profissionais.

Acima de tudo, demonstre ao superior a sua capacidade, vontade de trabalhar e evoluir juntamente com a empresa. E todas as dúvidas que tiver, seja humilde, pergunte. Se não sabe de algo e tem dúvida sobre a função, pergunte para o colega ou ao superior, com certeza eles irão ajuda-lo. Isso é fundamental em uma empresa, trabalhar em equipe, somar e não trabalhar de forma individual.

Enfim,  faça o que tem de fazer, dê o melhor de si e mostre ao contratante que você merece a vaga por mérito.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.