Como se matricular no Pronatec

Para quem não sabe, mas já ouviu falar, Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. O plano foi criado pelo Governo Federal no ano de 2011 com intuito de ampliar a oferta de cursos educacionais, profissionais e tecnológicos. O projeto oferece cursos gratuitos às escolas de rede pública, também em unidades do SENAI, SENAR e SENAT. O Pronatec está presente nas instituições privadas de Ensino Superior e de educação profissional técnico de Nível Médio. O prospecto se direciona a três tipos de cursos:

  • Técnico – Àqueles que concluíram o ensino médio. ( duração mínima de ano);
  • Técnico – Àqueles que estão matriculados no ensino médio. (duração mínima de um ano);
  • Àqueles que possuem formação inicial e continuada ou com alguma qualificação profissional. É destinado a trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais ( duração miníma de dois meses);
Realize um curso e saia na frente, no mercado de trabalho.
Créditos da Imagem: http://www.sa.iffarroupilha.edu.br/

Para participar de um dos cursos oferecidos pelo programa é preciso ficar de olho no site oficial do Pronatec. O site indicará o roteiro completo sobre inscrições, cursos disponíveis e número de vagas em cada município. Assim que abir as inscrições, basta acessar o portal, fazer um cadastro e preencher o campo de inscrição e aguardar a confirmação.

Observação: Tenha em mãos os documentos pessoais, dados sobre histórico escolar, diploma de formação do Ensino Médio ou declaração se ainda não concluiu o curso.

Para saber se a inscrição foi aceita ou não, o estudante pode fazer o login de sua conta ou verificar o e-mail pessoal. Com a inscrição realizada basta seguir os passos orientados pelo site para que conclua o procedimento e inicie o curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.