Como se preparar para o Enem 2015

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação, com objetivo de verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. E além disso, de também ajudar os alunos, que participarem do exame, a conseguir uma vaga na universidade ou faculdade.

A inscrição dele, pode ser feita por meio do portal do ministério da educação. No mais, para participar é preciso se encontrar no ensino médio regular ou ainda estar cursando algum tipo de atividade escolar. Enfim, a inscrição possui taxa de isenção para aqueles que necessitam, porém é necessário a sua comprovação.

O que tem na prova

Ele é composto por quatro provas de múltipla escolha, sendo que cada uma possui cerca de 45 questões cada, e uma redação. Sendo assim, é necessário que o estudante esteja preparado, para realizá-lo. E dentre as provas pode-se encontrar:

* Ciências Humanas e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

*  Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: Química, Física e Biologia.

* Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

* Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

* Matemática e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: Matemática (Geometria e Álgebra).

E no caso da Redação o aluno terá que demonstrar cinco tipos de competências, sendo assim: 

* Ele terá que demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

* Saber- selecionar, relacionar, organizar.

* Terá de interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

* Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

* E por fim, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, que apresentou, mediante ao tema abordado.

Faça sua inscrição e concorra a chance de ingressar em uma faculdade.
Exame Nacional do Ensino Médio.
Foto Divulgação

Como se Preparar

Como o Enem é um exame bastante disputado é possui duas etapas, o aluno deverá que ter bastante empenho no estudos, para que consiga uma boa média. E para isso, ele tem de se organizar, tirar uma parte do dia,  para que possa estudar todas as matérias, que não sabe e que vão estar dentro do questionário da prova.

Dica: E o indicado de tempo que se recomenda para isso é que se retire duas horas de estudo para cada matéria, pois assim, ela pode ser estudada com calma e a fundo.

No geral, o aluno poderá encontrar o conteúdo que deve estudar no portal do enem. E para que haja uma boa preparação, ele pode estar montando grupos de estudos, ou ainda, fazendo cursos preparatórios para área. Enfim, o máximo de desempenho que ele impor dentro do espaço de tempo que tiver, vai ser bom, pois assim, conseguirá alcançar o resultado desejado.

Dica: Estudiosos apontam que é melhor estudar de tarde ou a noite do que de dia. E que retirar uma soneca de 15 minutos entre os intervalos, ajuda a descansar e a memorizar o que foi estudado.

No mais, algumas das matérias que poderão estar sendo abordadas no exame de 2015, são:

– Português: Concordância, Verbo, Pronome, Sintaxe,e Morfologia.

– Matemática: Geometria, Trigonometria, Funções, Matemática Comercial e Números Reais.

– Biologia: Citologia, Reprodução Humana, Embriologia, Genética, Evolução e Ecologia. 

– Literatura: Texto Poético, Literário, Estilos de Época, Poesia, Modernismo, Neoclassicismo e outros.  

– Física: Cinemática, Mecânica, Vetores, Dinâmica, Hidrostática, Gravitação, Óptica e Física Moderna.

– Química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Equilíbrio, Biomoléculas, Polímeros, Acidez e Efeitos Poluentes.

– Geografia: Noções de Cartografia, Ambiente Físico, População, Agricultura, Recursos Naturais, Questões Ambientais, Comércio, Transporte, Divisão Regional Brasileira e Nova Ordem Mundial.

– História: Crise do Sistema Feudal, Crise do Sistema Colonial no Brasil, Sistema Colonial nas Américas Inglesa e Espanhola, Brasil de 1889 a 1930, República Nova e Brasil de 1985 até aos dias atuais, ou seja, globalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.