Brasil Blogado » Gravidez » Como se preparar para um parto cesárea

Como se preparar para um parto cesárea

Se você é mamãe e esta se preparando para ter um parto cesárea, clique no link a seguir e veja o que é necessário, quais são os cuidados a ter e também como é feito o procedimento até a chegada do parto.

     

Quando uma mulher descobre que está grávida logo vem a preocupação com milhares de coisas, principalmente com o parto, que por sua vez é uma escolha de livre e espontânea vontade dela (quando não se tem nenhum tipo de complicação em meio a gestação).

Por semanas a gestante passa se preparando, realizando exames mensais e trimestrais, no intuito de saber se está tudo bem com o bebê, e também para decidir o tipo de parto que irá fazer. Quando decidido, logo se inicia a busca pelas melhores condições de realizá-lo. A tarefa é pacienciosa.

Parto cesárea

A seguir, confira algumas dicas de como se preparar para o parto cesárea.

Como se preparar?

Esse tipo de parto se trata de um procedimento cirúrgico, onde a mamãe recebe uma anestesia local e então é feita a retirada da criança. Contudo, antes do acontecimento é preciso que ela tome certos cuidados, tais como os citados a seguir:

Pré- cuidados

Um mês antes do parto a gestante deve começar a realizar os exames orientados pelo médico, bem como:

  • Hemograma completo
  • Glicemia
  • Hormônio da tireoide
  • HIV
  • Hepatite B
  • Sífilis
  • Desordens sanguíneas
  • Ultrassom
  • Risco cardiológico
  • Exame de alergias

Tais exames podem ser repetidos semanalmente quando estiver próximo o nascimento, serão de grande valia para saber como será o decorrer da cirurgia, e se a mamãe ou bebê necessitarão de providências específicas para maior preparo.

Quando faltar apenas três semanas para o momento, o médico pedirá os pertences e a documentação da mãe, esses deverão ser levados e tomados pela maternidade, para casos onde há necessidade da realização do parto em emergência.

Observação: Mamães, não se esqueçam de organizar as coisas do seu filho. Pede-se que leve fraldas e também absorventes de tamanho grande ou noturno, logo após o parto a mulher libera toda a menstruação retida durante os nove meses.

Tome todos os cuidados possíveis.

Se prepare para o melhor momento de sua vida.
(Foto Divulgação)

Além disso é pedido que encontre três doadores de sangue correspondentes ao mesmo RH, em caso de necessidade para doação.

Chegado o grande dia, o médico ainda aconselhará a mulher a um jejum de 8 horas de quaisquer tipos de alimentos, sejam sólidos ou líquidos, com exceção da água, que é de aproximadamente 4 horas apenas.

Caso o parto não tenha sido planejado e ela não tenha feito o processo, tudo bem, mas poderá sentir alguns desconfortos durante e depois do procedimento, como por exemplo náuseas e enjoos.

Ao chegar no hospital acontecerá o processo onde a mãe é encaminhada para os primeiros procedimentos cirúrgicos, então será levada à sala de preparação. Lá o enfermeiro, médico e até mesmo o anestesista farão algumas perguntas relacionadas as alergias por medicação ou se já aconteceu algum tipo de complicação durante um parto, para que assim possam se preparar de forma mais certeira.

Atenção: É muito importante realizar todo o pré-natal!

Observação: Todo G.O. (Ginecologista Obstetra) deve pedir o risco cardiológico e alergista para saber se a paciente possui algum risco em meio aos procedimentos a serem feitos.

Logo após isso, a enfermeira  irá verificar os sinais vitais da mulher (pulso, pressão sanguínea, temperatura corporal e ritmo respiratório), assim como os batimentos do bebê, averiguando se existe alguma anormalidade. Feito isso é iniciado os procedimentos principais:

Depilação íntima (do abdômen a região genital), recebimento dos fluídos por meio do cateter, aplicação da sonda urinária e medicações, e a remoção de tudo que possa impedir que a cirurgia aconteça normalmente.

Observação: Caso queira realizar a depilação antes de ir para maternidade, pode. Além disso, não se esqueça de fazer a retirada de QUALQUER tipo de maquiagem e esmalte das unhas, eles indicarão a procedência sanguínea. O mesmo vale para jóias e aparelhos ortodônticos.

Enfim, é iniciada a cirurgia que pode durar cerca de 20 e 45 minutos se não acontecer nenhuma disfunção em meio ao percurso.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?