Como surge uma ilha vulcânica

As ilhas vulcânicas podem ser formadas de várias maneiras, tendo diferentes surgimentos de acordo com os sedimentos utilizados para a sua aparição. O termo “Lá vai lava” é usado pelos cientistas para denominar as ações vulcânicas e suas singularidades em relação a sua composição.

Choque

Nesse tipo de elaboração, são utilizadas placas encontradas no fundo do mar que se chocam, fazendo com que uma deslize para baixo da outra. São chamadas de zonas de subdução, as áreas onde esse processo acontece. A pressão que esse procedimento proporciona faz com que a lava seja forçada para fora da placa que fica, ocasionando a formação de vulcões e posteriormente as ilhas.

Como surge uma ilha vulcânica
Ilha vulcânica Aogashima – Japão.
(Foto: Reprodução)

O movimento nas zonas de subdução podem ser vistos de forma constante, o que produz terremotos e tsunamis. Um dos locais formados por esse processo e que vem sofrendo esses desastres há vários anos é o Japão.

Montanhosa

O magma encontrado no interior da terra utiliza as brechas nas placas tectônicas para pedir passagem e ser expelido. Conforme isso acontece, cadeias montanhosas submarinas vão sendo formadas, fazendo com que as ilhas comecem a surgir. Essas cadeias são chamadas de dorsais meso-oceânicas, podendo ser encontradas em várias partes do globo terrestres, sendo uma delas a Islândia.

Tradicional

Há vários pontos quentes no fundo do mar, locais utilizados pelo pressionamento do magma no interior da terra sob a superfície do mar para destinar a formação dos vulcões. Ao entrarem em erupção, a lava vai sendo expelida, o que pode ocasionar a criação de ilhas através do acúmulo dessa substância ao ultrapassar a linha d’água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.