Brasil Blogado » História » Como surgiu o processo de conservação dos alimentos

Como surgiu o processo de conservação dos alimentos

Como surgiu o processo de conservação dos alimentos, saiba tudo sobre a história dos métodos de conservação de alimentos.

     

O processo de conservação dos alimentos surgiu juntamente com a civilização, pois desde a pré-história o homem primitivo teve a necessidade e compreendeu que deveria guardar de maneira adequada as sobras de alimentos, que geralmente sobravam nos dias de fartura, para os tempos de escassez. Segundo relatos históricos um dos primeiros métodos de conservação dos alimentos, foi baseado na secagem e conservação dos alimentos através da exposição aos raios solares, esse processo era utilizado para conservar carnes, como por exemplo, pedaços de mamute. Esse processo de conservação proporcionava uma secagem rápida da camada externa do alimento.

Como surgiu o processo de conservação dos alimentosv  300x261

Logo em seguida os primitivos descobriram o fogo, e a partir dessa descoberta, surgiu outro processo de conservação de alimentos, esse processo até os dias atuais é conhecido e chamado de defumação. Após essas duas importantes descobertas para manter e conservar por um período de tempo maior, surgiu então o processo de salga, esse processo embora simples era bastante prático, e também era utilizado principalmente para conservação de carnes. Com o passar do tempo outros métodos e processos de conservação dos alimentos foram surgindo, como por exemplo, conservar alimentos no mel, ou ainda submersos na banha.

Os principais fatores que contribuem de maneira significativa para a deterioração dos alimentos são:
Fermentação:
A fermentação é um processo cujo os carboidratos presente nos alimentos, passa pela a ação de fungos microscópicos, ocasionando a fermentação dos alimentos e ainda os transformando em álcool e ácido.

Oxidação:
A oxidação é um processo cujo o oxigênio existente no ar passa por uma reação com os carboidratos neles presentes, desta maneira causando desprendimento de dióxido de carbono, energia e água sob a forma de calor, dessa forma os alimentos se deterioram.
Putrefação:
A putrefação modifica e proporciona alterações nos alimentos, esse processo consiste na decomposição dos alimentos, essa decomposição é causada principalmente por ação de bactérias.

Nos dias atuais são existentes diversos métodos de conservação dos alimentos, sendo que um dos principais seja o método de refrigeração dos alimentos, através de geladeiras e freezeres.

Saiba Mais


Quer comentar ?