Brasil Blogado » Saúde » Como ter um estômago saudável

Como ter um estômago saudável

Saiba através deste artigo o que deve ser feito para ter um estômago saudável. Confira dicas e informações valiosas no decorrer desta matéria, não perca!

     

estômago é um órgão presente no tubo digestivo, situado logo abaixo do diafragma, mais precisamente entre o esôfago e o duodeno. E nele os alimentos são pré-digeridos e esterilizados, a fim de prosseguirem para o intestino, onde serão absorvidos. E para que ele funcione em perfeito estado é preciso tomar alguns cuidados especiais. Vejamos abaixo, quais são. 

Cuidados com o estômago

Como se trata de um órgão sensível do corpo, ele deve ser tratado com muita atenção, pois se não pode gerar desde um simples ao mal estar à doenças graves, como refluxo gastroesofágico, câncer no estômago e outros. E para que isso não venha acontecer, pede-se que:

. Não tome medicamento sem orientação médica, pois os remédios de hoje possuem componentes bastante agressivas que podem acabar escondendo uma doença  por um certo tempo. Por tanto, nada de automedicação.

.  Coma devagar, pois as enzimas na saliva atuam na quebra do açúcar já na boca, o que facilita o trabalho do estômago.

.  Coma pequenas porções durante o dia, mas que tenha todas as alimentações. Comida em excesso pode provocar mal estar. 

.  Evite alimentos que podem provocar  flatulência.

.  Evite a pimenta, pois ela é muito ácida e prejudica o estômago.  Prefira ervas e temperos mais saborosos nesse caso. 

.  Evite a gordura e o excesso de carne, pois o processo de digestão de ambos e lento. 

Siga os conselhos dados no texto e evite possíveis problemas de estômago.

Para ter um estômago saudável é preciso abrir mão de muitas coisas.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.outramedicina.com/207/visualizacao-para-a-dor-de-estomago

. Forneça líquido suficiente para o estômago, no mínimo dois litros de água por dia. Água, chá ou sucos de fruta sem açúcar, ajudam o estômago em seu trabalho.

.  Evite refrigerantes,  água mineral e bebidas ácidas. Reduzir o consumo de café preto, chá preto e álcool, pois além de fazerem mal, não agem com facilidade no estômago, ainda mais se ele estiver vazio. 

.  Evitar o estresse e raiva, pois o estômago é sensível e particularmente acaba sendo afetado pelo estado de ânimo. Por tanto, tente conter os seus ânimos por meio de técnicas de relaxamento. 

. Tenha hábitos saudáveis, não fume. 

.  Não deitar após as refeições, pois o estômago tende a trabalhar lentamente. Por tanto, espere em média 90 minutos, para poder fazer isso. 

. Não  ficar muito tempo de jejum. O máximo, para que não prejudique o órgão é de 4 horas. 

. O leite alivia a queimação, mas, por conter muito cálcio e proteínas que estimulam a secreção ácida do estômago, só é recomendado apenas um copo, uma ou duas vezes ao dia e de preferência no período diurno.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?