Como trabalhar a arte rupestre em sala de aula

Para que os professores possam trabalhar a arte rupestre dentro da sala de aula, é preciso que eles compreendam ao menos o seu principio e repasse tal ensinamento aos alunos de forma simples e objetiva.

Relato da Arte Rupestre

Arte rupestre é o nome que se dá às representações artísticas pré-históricas desenhadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos ou ao ar livre. Tal arte é muito importante, pois é por meio delas que diversos estudiosos conseguem decifrar o que aconteceu em eras passadas.

Podemos observar que este tipo de arte é dividida de duas maneiras: pintura rupestre, que são composições realizadas com pigmentos e a outra como gravura rupestre que são imagens gravadas em incisões na própria rocha. Ou seja, há uma diferença entre uma pintura e outra.

Boa parte dos índios usaram a tinta do urucu para poder fazer as suas pinturas.
A arte rupestre pode ser encontrada em diferentes regiões do mundo.
(foto:divulgação)

 

 Tendo isso em mente e mostrando para os alunos, todo professor pode trabalha-lá de maneira artística dentro da sala de aula. Acompanhe alguns exemplos do que pode está sendo feito abaixo.

Exemplos para aula

Por se tratar de dois tipos de arte, o professor pode iniciar a aula com uma pequena ilustração da diferença entre os dois, trabalhando eslaides ou figuras impressas,  mostrando ao aluno qual é a diferença de uma para outra.

Já na segunda parte da aula, o professor poderá aplicar uma avaliação, tal diagnóstico servirá para que os alunos testem os seus conhecimentos sobre o tema abordado pelo professor.

Na terceira aula o professor pode estar saindo da parte teórica e partindo para a prática. Então, nesse momento, ele pode estar pedindo para que todos se reúnam no pátio do colégio e levem um material de apoio caso a escola não tenha. Ficando desta maneira:

* Como a pedra é pesada e sair da escola para realizar a pintura de gravuras em uma caverna, dá trabalho e gasta tempo. Seja prático, peça para que cada aluno leve uma cartolina e carvão, pedra que solta  tinta, tinta guache e pincel.

Também peça para que cumpram a tarefa de fazer a arte rupestre. Os alunos terão de desenhar o pequeno cotidiano, imagens do que acham importante e de que fazem a diferença na vida deles e que podem marcar a história da humanidade.

 Na  quarta e última aula, reúna todos de volta na sala de aula e peça para que ele façam uma breve apresentação sobre o que entenderam e o que motivaram para realizar tal desenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.