Comportamento dos gases química

Muitas pessoas confundem o gás com o vapor e ambos tem suas diferenças, apesar de apresentar semelhanças. O vapor é uma matéria que se encontra em estado gasoso, que pode ser liquefeito, ou seja, aumento da pressão. Já o gás é um fluido impossível de ser liquefeito, por um simples aumento de pressão.

 Os gases de uma maneira geral possuem um comportamento diferenciado. Vejamos abaixo como eles são.

Comportamento dos gases

 Uma determinada substância em estado gasoso é um gás e se a temperatura for superior à temperatura crítica, igual ou inferior, a substância é considerada vapor. No mais, os gases reais mais conhecidos como o hélio, nitrogênio e o oxigênio, apresentam características moleculares diferentes e particulares de cada um.

Contudo, se todos os gases citados acima forem colocados em alta temperatura e baixa pressão, eles apresentarão um comportamento semelhante.  Por isso que no estudo dos gases, adota-se um modelo teórico e simples, pois quando colocado em prática não existirá um comportamento aproximado com os gases reais. E quando ocorre essa aproximação, pode-se dizer que ela é cada vez melhor, isso se a pressão for menor e a temperatura maior. No mais, esse modelo de gás fica denominado como gás perfeito.

A química ajuda a estudar, várias coisas normais que acontecem no dia a dia.
Os gases podem apresentar comportamentos diferenciados.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.mundoeducacao.com/quimica/estudo-comportamento-dos-gases.htm

 

História e Leis

Por volta do século XVII e XIX, três cientistas (Jacques Charles, Louis J. Gay-Lussac e Paul E. Clayperon), estudarem o comportamento dos gases e elaboraram leis que regem o comportamento dos gases perfeitos, que também podem ser chamados de gases ideais.

Enfim, as leis criadas por eles estabelecem as regras do comportamento “externo” do gás perfeito. Para chegar a esse ponto, eles precisaram levar em conta as grandezas físicas que estão associadas ao volume, temperatura e pressão. No mais, as leis são:

. Lei de Boyle: consiste nas transformações isotérmicas ( temperatura constante). Desta maneira, toda vez que alguém respira, aplica-se  a lei de boyle.

. Lei de Charles e Gay- Lussac: ambos trabalharam  com as transformações isobáricas e isovolumétricas. A isobárica é aplicada em máquinas térmicas, com motores de combustão ou a vapor, onde ocorre a pressão constante. E já a transformação isovolumétrica, ocorre quando há volume constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.