Comportamento organizacional motivação liderança e desempenho

O comportamento organizacional deve estar presente em todas as empresas, pois ele se trata de uma analise de cada individuo que ali se faz presente ou não. No caso, o profissional da área de CO, vai ter que analisar as ações e as reações de cada pessoa que estiver agindo perante a organização.

E para quem não sabe, isso não começou por agora, pelo contrário, na época da escola cientifica era o que mais se via. Os alunos tentavam descobrir como seria a reação dos funcionários de diversas empresas, caso tomassem certas medidas. E o melhor, foi ainda nesse mesmo período, por meio de uma pesquisa feita por Elton Mayo, que descobrimos que se tal individuo tem uma  boa liderança e funcionários motivados, os resultados aparecem em questão de tempo.

Leia os artigos dele, para saber maiores informações de como tudo aconteceu e as de mais pesquisas dele.
Elton Mayo mestre na arte do comportamento organizacional.
(Foto Reprodução)

 Isso tudo aconteceu por volta do século XIX, quando Taylor começou a perceber que  os funcionários da empresa onde estava fazendo a aplicação de sua pesquisa, trabalhavam melhor quando eram motivados pelo dinheiro que recebiam a mais. Já Elton Mayo, foi um pouco mais longe que isso, ele queria trabalhar com a parte do comportamento daqueles trabalhadores. 

E para isso, ele lançou uma proposta onde há melhora no quadro de trabalho, períodos de descanso e enfim, o bem- estar social de todos. Ele mostrou aos donos e sócios  da fábrica Westerm Electric Company, que era possível ter um melhor desempenho e produção, se os funcionários fossem bem tratados. 

O líder deve saber o que esta fazendo, pois tem que saber sempre dar o próximo passo.
Ser um líder não é apenas ordenar, é ter visão do bem estar da empresa e de todos que nela trabalham.
(Foto Reprodução)

E por meio dessas pesquisas o nosso ambiente de trabalho vem se desenvolvendo cada vez mais. E para que tudo isso seja possível acontecer é necessário que alguém tome  iniciativa, por tanto é necessário que alguém lidere o grupo. E para ser um líder é preciso ser generoso, saber escutar e não ter medo de tomar certas atitudes.

E assim, como Taylor, Elton e muitos outros pesquisadores já disseram, é necessário motivar seus componentes, para que eles se desenvolvam. Por tanto, se pretende ter mais produtividade dentro de sua empresa, mostre aos seus líderes  o quão importante é observar a sua equipe.

Peça a eles que comecem a aplicar o comportamento organizacional, é a melhor maneira de estar motivando a equipe, para que ela possa se desenvolver e trazer benefícios há todos.

Não diga coisas que não pode fazer ou cumprir.
Motive os funcionários de sua empresa da maneira correta.
(Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.