CONFLITO REGIONAIS

Os conflitos regionais estão situados nos países por divergências étnicas,culturais, religiosas, econômicas e politicas desde as origens históricas.

A Guerra da Coreia – Esse conflito estava os EUA e a União Soviética, quando a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul apoiada pelos americanos a China comunista participou da guerra, ao lado dos soviéticos finalizando o conflito com a Coreia dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos.

A Guerra do Vietnã – Depois da independência do domínio francês em 1954, o Vietnã estava dividido em dois governos: no norte, a República Democrática do Vietnã socialista e, no sul, a República do Vietnã capitalista. O conflito entre as duas repúblicas levou os Estados Unidos a intervirem militarmente para garantir o governo do sul, de Saigon. Em 1975, com a vitória dos nortistas, o país foi unificado sob o regime socialista.

O Conflito Árabe- Israelense – A criação do Estado de Israel, em 1948, ocasionou desespero entre os judeus que chegavam e os árabes da região em 1964, os palestinos fundaram a Organização para a Libertação da Palestina . A situação não era das mais agradáveis de hostilidade no Oriente Médio não se resolveu e é uma constante no cenário internacional.

A Guerra do Iraque – O Iraque tentou anexar o Kuwait ao seu território. As tensões entre os dois países explodiram em agosto de 1990, quando Saddam Hussein, presidente do Iraque ordenou a ocupação do Kuwait. Mas no final Saddam Hussein foi derrotado para o alivio de Kuwait.

A inúmeros conflitos regionais entre as próprias comunidades e sempre com fatos que ocasionam milhares de mortos civis e militares um exemplo disso está no fato inesquecível de 11 de setembro nos EUA uma forma terrorista de auto poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.