Congelamento de alimentos cozidos

O congelamento é uma forma prática e segura de conservar os alimentos por um período de tempo mais prolongado. O congelamento ajuda a manter os alimentos em estado apropriado para o consumo, ressaltando que o processo de embalamento e de armazenamento do alimento para a etapa de congelamento é de extrema importância.

É importante lembrar que para cada tipo de alimento geralmente são utilizadas técnicas diferentes. Segue logo abaixo algumas dicas para congelar os alimentos da maneira adequada e também algumas técnicas utilizadas para o congelamento de alimentos cozidos.

Técnica para congelar legumes :
Lave os legumes de maneira adequada e corte os talos dos mesmos. Em seguida mergulhe os legumes na água fervente por cerca de aproximadamente 5 minutos, retire os legumes da água quente e coloque-os em água gelada.

Após esse processo os legumes podem ser armazenados em sacos plásticos e em seguida podem ser levados para o congelador. É importante fazer a retirada do ar da embalagem, para que dessa forma os legumes não fiquem com textura áspera e sem sabor.

Técnica para congelar batatas :
As batatas geralmente podem ser congeladas cozidas ou cruas. Caso queira congelar a batata cozida, é indicado amassar a mesma e logo em seguida embrulhar a massa em papel-filme, dessa maneira a mesma já poderá ser levada ao congelador.

Caso queira congelar a batata crua, é indicado lavar e descascar as batatas, e depois cortar-las em cubos. Em seguida mergulhe as batatas em água fervente por cerca de aproximadamente 5 minutos, feito esse processo resfrie as batatas em uma tigela com água gelada. Em seguida escorra as batatas, embale em papel-filme e leve ao congelador.

Dicas básicas de congelamento de alimentos :

  • É importante sempre fazer a retirada de ar de dentro das embalagens que serão levadas ao congelador, porque o ar prejudica o processo de congelamento dos alimentos;
  • Sempre que for embalar os alimentos é interessante congelar porções que possam ser feitas/utilizadas de uma só vez;
  • As embalagens que estão armazenando os alimentos devem ser bem fechadas para evitar a proliferação de bactérias;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.