Consultar processo de aposentadoria inss

E grande o número de contribuinte que esta perto de se aposentar no Brasil, porém na maioria das vezes, eles continuam trabalhando, o que acaba impedindo de estar acompanhando o processo dessa passagem de perto. E para que eles não fiquem desinformados sobre o que lhe interessa, a Previdência Social e o Ministério do Trabalho, disponibilizam de um programa, onde eles podem ter acesso via internet, para verificar tudo que precisa.

Como funciona

Os tipos de aposentadoria concedidos pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social , são voltados para quatro tipos de categorias, sendo elas: Especial, Tempo de Contribuição, Invalidez e Por Idade. Logo, ele terá que se encaixar dentro dessas opções. No mais, para  ter acesso ao processo, o contribuinte terá de preencher os seguintes campos, com: 

* O número do processo.

* Número do benefício.

* Número do CPF.

Passado as informações necessárias, outra janela irá se abrir, e nela irá conter os dados do beneficiário e sua situação, declarada na forma de um extrato de pagamentos de benefícios. Ou seja, irá aparecer:

* O tipo de aposentadoria do beneficiário, descrição de créditos e débitos e valor de descontos e o valor líquido a ser pago, que por sua vez, vai depender, do tipo de aposentadoria do mesmo. 

Procure auxilio na previdência de sua cidade, e se informe o que é preciso para retirada de sua aposentadoria.
O benefício da aposentadoria é válido para todos aqueles que se encaixam dentro da lei.
(Foto Divulgação)

Documentos para requerer aposentadoria

Para saber quais são os documentos, para requerer a aposentadoria, primeiramente é preciso saber o motivo, que vai estar levando ao feito. Tendo isso, basta comparecer na previdência social da cidade onde mora, com os documentos descritos abaixo, que os atendentes, farão a inscrição do processo e colocarão o caso em pauta, para que possa ser encaminhado ao ministério público, para que haja a liberação do mesmo.

No mais, os documentos necessários para uma pessoa poder se aposentar, são:

* Cópia do RG, CPF, inscrição no PIS/PASEP, carteira e trabalho e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.