Consumo de ar-condicionado

Ter um ar-condicionado em casa ou no trabalho é muito bom, o aparelho refresca o ambiente  ajuda a evitar bactérias e a proliferação de poeira e fungos. O aparelho delineia diversos benefícios mas se torna um dos principais vilões quando se trata de energia. Pois é, o ar-condicionado consome muita energia e o bolso do consumidor reclama no fim do mês.   

Para ter noção, nas épocas de calor, como no verão, o ar-condicionado consome mais energia do que todos os outros aparelhos ligados simultaneamente. E isso ocorre por causa do desarme e religamento do compressor que acaba por consumir muita energia, já que o funcionamento reinicia em alta velocidade.

O Brasil Blogado irá explicar a você, caro internauta, como calcular o consumo mensal do ar-condicionado. Assim o consumidor poderá controlar melhor o seu gasto. 

Acompanhe!

Verifique os benefícios do seu ar condicionado.
Aprenda a consumir aquilo que é bom, como o ar-condicionado.
(Foto: Divulgação)
Fonte: http://casinha-linda.blogspot.com.br/2011/04/ar-condicionado.html

Como calcular o consumo

Para calcular o consumo do ar-condicionado por mês, vai será necessário ter em mãos os seguintes dados:

. Potência do equipamento (W)

. Número de horas utilizadas (H)

. Número de dias de uso do mês

Tendo isso em mão, monta-se a seguinte fórmula:

Potência do equipamento(W)  X  N° de horas utilizadas(H)  X  N° de dias de uso mês

Dividido por 1000

Sendo assim, para achar o valor em Reais, deve-se multiplicar o consumo médio mensal em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local. Como por exemplo:

* Se temos um ar condicionado de 7.500 BTU/h e potência de 770 Watts, que fica ligado cerca de oito horas por dia, durante os 30 dias do mês, logo teremos o seguinte cálculo:

770 Whatts   X   08 horas  X  30 dias 

    Dividido por 1000

Kwh= 184,8 kWh/mês

Lembrete: ao atingir a temperatura, o ar condicionado desliga o compressor, fazendo com que o consumo de energia seja, em média de 70% do cálculo. E quando isso acontecer deve coloca-lo em modo de termostato. 

Dicas

Sabe-se que não é fácil reduzir o gasto de energia com o ar-condicionado. Para o melhor uso do aparelho recomenda-se deixar o aparelho ligado quando realmente houver necessidade. E quando ligado orientamos que mantenha o ambiente fechado, pois ele agirá com maior efeito cortando logo de imediato o calor que está adentrando o local. 

Em dias quentes use o termostato, evite colocar a chave de frio no máximo. O ideal é deixar 23°C, assim o ambiente fica arejado e agradável e o consumo será menor. E nos dias de frio basta regula-lo para 18°C, assim haverá uma melhor ventilação no local. 

Àqueles aparelhos que tem a função tanto quente como frio, orientamos que deve haver um cuidado redobrado pois o consumo de energia quando quente é ainda maior. Então, quando estiver usando o modo quente, não coloque no máximo, assim como no frio, isso evita o excesso de consumo e também com que o local fique seco sem umidade nenhuma. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.