Cuidados com o bebê até os seis meses de idade

Nos primeiros meses de vida o bebê precisa dos pais para praticamente tudo, tomar banho, se alimentar, dormir e outras tarefas. Mas como isso pode ser feito sem prejudicar a saúde dele, quais são os cuidados que se deve ter com ele assim que se nasce até o momento em que ele faz seis meses de vida, e o porque disso.

Diversos médicos, especialistas e pesquisadores do assunto, relatam que o ser humano sempre vão precisar de seus pais para tudo em meio a sua vida, mas que para que eles comecem a entender a lógica das coisas e também ganhem estabilidade e resistência em meio aos vírus e doenças, eles precisam dos cuidados dos  pais até o sexto mês de vida. Vejamos abaixo quais são os principais cuidados a ser ter com o bebê.

Cuidados com o bebê

No início nada é fácil, pois o único modo do bebê demonstrar que necessita de algo é chorando, e alguns deles nem mesmo fazem isso, a não ser que estejam sentindo muita dor, ou incomodados com algo. Por isso é necessário que os papais e mamães estejam sempre em estado de alerta, pois a quaisquer momento ele pode precisar deles.

Alimentação

✦ O primeiro cuidado que os pais devem ter é com a alimentação. A maioria das mães tem leite, então os médicos e até mesmo a Organização Mundial de Saúde, aconselham que elas alimentem seus filhos por meio do mesmo até o sexto mês de vida, que é para garantir que ele tenha nutrição boa, ganhe imunidade e seja prevenido de doenças infecciosas.

✦ Caso a mamãe não possua leite, ela pode estar conversando com o pediatra da criança e vendo qual é o melhor leite a se dar para o bebê. Muitos deles indicam um que seja sem lactose, para evitar com que a criança não tenha alergia. Contudo se ela tiver, mas não tem tempo para alimenta-lo sempre que preciso é simples, basta com que ela retire o leite e conserve de modo certo, para que quando ele tiver que se alimentar, receba todos os nutrientes.

✦ Ao amamentar o bebê de manhã, tente ficar um pouco exposta ao sol, isso ajuda na amamentação e também faz com que o bebê encontre com mais facilidade o caminho do seios.

✦ Procure sempre estar em uma posição confortável e segura, onde tenha certeza de que poderá se mexer e sair caminhando caso necessário, sem que se machuque ou aconteça o mesmo com seu filho. Além disso deixe o bebê sempre sentado e não deitado, para evitar com que ele tenha refluxos. Quando ele acabar de mamar, o deixe em pé por cerca de 15 minutos.

Hora de dormir

Não o deixe sozinho.
Cuide bem do seu bebê.
(Foto Reprodução)

✦ Não coloque o bebê na cama junto com vocês- papais, pois pode acontecer de adormecerem e rolar sem querer para o lado que esta a criança, então optem sempre pelo berço, assim não acontece nenhum incidente e desde cedo ele vai criando independência.

✦ No momento de colocarem no berço, certifique-se de que ele esta de barriga para baixo. Além de ser a posição mais segura, faz com que ele se sinta mais confortável. E caso o bebê tenha refluxo, o modo mais correto de deixar o bebê, e o colocando com a cabeça mais elevada do que o restante do corpo, e não deixando o berço totalmente na horizontal.

✦ Certifique-se de que o cobertor, almofada e até mesmo protetores de berço e outros, não vão o sufoca-lo. Pode acontecer dele rolar, ou ainda mexer bastante os bracinhos e acontecer o dito. Portanto se previnam contra isso. E quando ele estiver maior tome cuidado para não se suspender pela grade do berço e acabar caindo ou prendendo alguma parte do corpo.

Banho

Prosseguindo com os cuidados, chegamos ao momento do banho. Ele no início vai parecer fácil, mas não é bem assim, deve-se ter cuidado redobrado nesse momento, pois pode acontecer dele se afogar, queimar, pegar alguma alergia, ficar com água presa nos ouvidos e até mesmo cair e se machucar. Então, tome cuidado com as seguintes coisas:

✦ Verifique a temperatura da água, ela tem de estar aproximadamente entre 36° a 37° graus, e para isso utilize o termômetro ou a parte interna do pulso que é mais sensível.

✦ Não utilize nenhum tipo de shampoo, condicionador, talco, perfume no bebê, dê preferência sempre a água e sabão neutro. Os de mais podem provocar alergias sérias e até mesmo problemas respiratórios.

✦ Escolha bem o local do banho, certifique-se de que não há nenhuma corrente de ar, para que acriança não fique doente, e que além disso a banheira se encontre em um local seguro, onde ela não vá cair e provocar um acidente. Uma dica extra de cuidado é tomar cuidado com as banheiras de suporte, pois elas podem estar bambas.

✦ Atenção, pois  conforme for passando os dias, o bebê vai crescendo, e isso vai dificultar mais ainda o banho, então crie maneiras seguras de ir se adaptando para que nada de errado aconteça.

✦ Lave a cabeça dele sempre fora da água, e quando for jogar água encima dela, tampe os dois ouvidos da criança com ajuda dos dedos da mão, mas precisamente o anular e o polegar. Fazendo isso evitará com que entre água no ouvido dele.

Cuidados alternados

✦ Esteja sempre em dia com as vacinas, consultas médicas e exames, eles são de suma importância para o desenvolvimento do bebê.

✦ Caso ele tenha cólicas, não dê nenhum tipo de chá e medicação sem orientação médica. Faça apenas uma compressa morna e coloque entre a mamãe e ele. Ou então, o papai deve o segurar de bruços encima de seu braço para que emita calor a barriguinha dele, e elas parem. Outro método de fazer elas passar e fazendo massagem, mas cuidado com a força utilizada. Além disso, a mamãe deve evitar alguns alimentos que contenha gordura ou seja forte.

✦ Por volta do segundo mês o bebê a perceber que pode abir e fechar as mãos, e o principal pegar coisas com elas. Então tomem muito cuidado com isso. tentem não deixar nada próximo a ele, pois a primeira reação que vão ter e a de colocar na boca.

✦ Com quatro meses de idade o bebê já pode conseguir rolar de um lado para o outro. Então reforce sempre os cuidados quanto a isso, pois ele pode cair e se machucar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.