Cuidados para quem usa aparelho ortodôntico

Os aparelhos ortodônticos tem apenas uma função, que nada mais é do que colocar a arcada dentária em seu devido lugar. E para isso é necessário fazer vários exames, retirar alguns dentes se preciso for e até mesmo passar por procedimentos cirúrgicos. E, para quem não sabe, o valor disso tudo pode ser muito alto. No mais, pode variar  de caso para caso.

E se você já tem o aparelho mas não sabe os cuidados que deve ter com ele, é simples. Basta prestar bem atenção em todas as dicas que iremos fornecer logo abaixo. Nelas, você aprenderá o quê tem de fazer com o aparelho, tanto fixo como o móvel.  Quando houver necessidade de trocar um pelo o outro, saberá ao certo o quê  deve ser feito.

Cuidados com os aparelhos

O primeiro passo que iremos abordar é a escovação. Ela é fundamental, pois vai fazer toda a higienização bucal.

Fixo: prefira escovas médias e de cerdas macias, pois assim não se machuca. Faça movimentos circulares e não muito fortes. E para o caso dos aparelhos que possui o bracket dental,  deve ser usada uma escova especializada, como demonstra a imagem abaixo á direita. Utilize, ela também, para passar  entre os fios e os locais onde não consegue alcançar.

A imagem demonstra como passar o fio dental com ajuda da agulha descartável. E mostra também diversos modelos de escovas.
Escova e aparelho.
(Foto Reprodução)

Atenção: ainda no caso dos brackets, para passar o fio dental, utilize agulhas descartáveis, que o ajudará na remoção das sujeiras. Elas podem estar sendo adqueridas, assim, como a escova especializada, na própria clínica onde faz o tratamento.

Móvel: nessa questão é mais fácil, pois você pode retirar o aparelho para estar comendo ou digerindo qualquer líquido. Mas não pense você que a higienização tem de ser diferente. Por tanto, escove bem os dentes, passe o fio dental e logo após, limpe o seu aparelho. Lave ele em água corrente e depois o seque em papel toalha.

um papel toalha.

Não nesqueça de retira-lo e coloca-lo dentro da caixinha.
Aparelho dental móvel.
(Foto Reprodução)

Os demais cuidados vão estar relacionados ao que você come. No caso, tente evitar alimentos que sejam muito duros ou que grudam no aparelho ou até mesmo quebra-lo.

Lembrete: no caso do aparelho ser móvel, não se esqueça de guarda-lo dentro da caixinha que o seu dentista lhe deu.

Eleas servem para ajudar a proteger das bactérias, poeira e até mesmo de animal e criança.
Porta aparelho.
(Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.