Brasil Blogado » Variados » Dançar estimula a criatividade?

Dançar estimula a criatividade?

Dançar estimula a criatividade de todo mundo, a dança traz benefícios maravilhosos. Leia o artigo à seguir e compreenda melhor o porquê desse acontecimento, e mais, veja também o que se ganha ao praticá-la diariamente. Confira!

     

“Você já dançou hoje? O que está esperando?”

Dançar não só estimula a criatividade, também faz com que o dançarino desenvolva outras habilidades físicas e mentais. A partir do momento em que um ser humano se vê envolvido por um som, ele estimula o seu cérebro a trabalhar com mais afinco, logo em seguida o corpo inicia a criação de movimentos projetados e até mesmo inesperados, fazendo assim o balanço e a expressão em meio ao ritmo tocado. Isso é o que chamamos de dança.

O que se ganha e aprende com a dança?

São diversos os ganhos e aprendizados adquiridos pelo embalo e passos da música, em meio a esses estão:

Criatividade – A partir do momento em que alguém começa a dançar, seu cérebro cria passos que tomarão sua mente e darão o controle para que o corpo obedeça. Quando estiver dançando, essa estimulação poderá passar ao seu público com a expressão que desejar. Dançar eleva os níveis de alegria e estimula a criação em vários âmbitos.

Coordenação motora e lateralidade – Devido a precisão de alguns movimentos, ocorre o maior controle corporal e melhora na coordenação.

Concentração – Já que alguns passos requerem coreografia e movimentos certeiros, o planejamento dos mesmos acarretam a concentração.

Disciplina – A dança também lhe ensina a ter compromisso com:

A dança é ideal na fase infantil

Criança dançando (Foto: Reprodução)

  • Horários
  • Treinos
  • Alimentação

Isso caso a dança seja uma prioridade na vida de quem a promove. Totalmente recomendada a crianças entre 3 e 15 anos.

Socialização familiar e ambiental – A dança também estimula o contato entre pessoas.

Flexibilidade – A deslocação necessária faz com que o corpo se torne mais flexível.

Correção postural – Algumas modalidades exigem a postura ereta. Isso faz com que a correção diária se torne um costume.

Auxílio em meio a complicações na área da saúde – A dança ajuda no emagrecimento e combate doenças como depressão.

Observação: Para as crianças a dança pode se tratar de algo mais lúdico, porém com o passar dos anos ela começará a decifrar cada segmento. A arte de dançar não é somente para ser vista e admirada, mas trabalhada todos os dias em prol da melhoria do corpo e da mente.

Se você quer se tornar uma pessoa mais criativa e estimular todos os pontos do seu cérebro que ainda não foram utilizados, comece dançando. A dança melhora vários pontos corporais e ajuda na liberação do hormônio do humor.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?