De onde vem a baunilha

Aquele gostinho especial é diferente que sentimos: no sorvete, no mingau, na torta, pudim, bolo e muitas outras guloseimas, que degustamos no decorrer de nossa vida. Ele é doce. Não tem como distinguir o misto do seu sabor. Mas sabemos que é muito bom. Pois é, estamos falando da querida baunilha. E enganasse quem acha que ela é utilizada apenas em pratos doces. Ela também é bastante utilizada nos pratos salgados, tais como: carnes e frutos do mar.

baunilha1A Baunilha, nada mais é do que uma planta. Pois é, acreditem vocês ou não. Aquela essência que utilizamos para dar um sabor especial a comida é retirado de uma planta. Mas precisamente da Orquídea Vanilla. Ela é considerada uma planta comercial. E bastante encontrada no México. Ela aceita melhor o clima tropical. Então pode estar sendo bastante encontrada na América do Sul.

A Baunilha Vanilha, da flores e vages. E são essas vages, que são utilizadas para fazer essa essência, que é conhecida pelo mundo inteiro. A planta em si, não possui nem cheiro e muito menos o sabor, que sentimos. Para que isso aconteça é necessário deixar que suas folhas sequem e passem por um processo de fermentação. Logo após isso, a baunilha é esmagada,e colocada no álcool  daí sim, iremos começar a sentir o cheiro do produto que é utilizado em alimentos.

Porém, não podemos confundir a baunilha comprada no supermercado, com a baunilha natural.

A de supermercado é feita por meio do álcool coniferínico e de outras substâncias. No caso, ela é elaborada no laboratório. Geralmente não tem nada de natural, então sempre que puder, procure uma casa de produtos naturais.

A natural, consequentemente vai ser mais cara, porém o sabor e o aroma é muito mais agradável, suave e saboroso.

O Vídeo a seguir, mostra como fazer um extrato de baunilha natural. 

Vejamos a seguir, uma deliciosa receita de creme de Baunilha.

Creme de Baunilha

  • Igredientes

– 1/2 litro de leite natural;

– 150 gramas de açúcar;

Baunilha2 04 colheres de sopa de farinha de trigo;

– 50 gramas de manteiga, sem sal;

–  03 gemas de ovo;

– 01 colher de sopa de baunilha;

– 01 lata de creme de leite;

 

  • Modo de Preparo

Leve ao fogo médio: o leite, ovo, farinha de trigo, manteiga, açúcar e o creme de leite. Mexa bem todos os ingredientes até que ele vire um creme. E tome cuidado para que ele não empelote. Logo depois, desligue o fogo e acrescente a baunilha, assim o seu sabor acentuará melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.