De onde vem a lágrima

O fluido lacrimal ou lágrima é um líquido composto basicamente por água, proteínas, sais minerais e gordura. A lágrima é produzida pelas glândulas do sistema lacrimal (glândulas lacrimais) situados nas pálpebras superiores do olho humano, as lagrimas servem para limpar e lubrificar os olhos.

É produzido uma quantidade significativa de lágrimas quando alguém chora. O filme lacrimal, que recobre a conjuntiva bulbar e também a córnea, é constituído basicamente por três camadas. A camada mais externa, que é formada por lípidos que são originados pela secreção das glândulas de Meibómio, essas glândulas tem como função principal o atraso da evaporação da água.

A seguir localiza-se a camada aquosa, nessa camada esta situada a água, os sais minerais, e os complexos imunológicos, entre algumas outras substâncias que são responsáveis por grande parte da oxigenação do epitélio corneal, que proporcionam à córnea uma superfície óptica lisa e regular.

E então a terceira, considerada como a camada mais interna, que fica em contacto com a superfície da corneá, essa camada é constituída por glicoproteínas que são segregadas pelas glândulas caliciformes. Essa camada permite que a fase aquosa hidrófila se espalhe com facilidade sobre a córnea hidrofóbica, transformando assim a córnea numa superfície hidrófila.

Conclui-se então que a lágrima é produzida nas glândulas lacrimais, sendo que a mesma passa por todo um processo no sistema lacrimal até chegar aos olhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.