Desenho de pneu para colorir

O pneu é encontrado em diversos meios de locomoção, como por exemplo: carro, moto, bicicleta, avião e dentre outros. Mas você sabia que ele é derivado da palavra pneumático, que significa ar comprido. Mas nós sabemos que o pneu é mesmo aquele objeto redondo, que roda para vários lados e que pode suportar bastante peso e até mesmo se tornar um balanço quando não é mais utilizado.

Definição

Classe gramatical: substantivo masculino
Separação das sílabas: pneu
Plural: pneus

Características

Possui 4 letras
Possui as vogais: e u
Possui as consoantes: n p
A palavra escrita ao contrário: uenp

Lembre-se das cores do pneu.
Pneu é derivado da palavra pneumático e significa ar comprido.
(foto divulgação)

 

E quem inventou ele foi o veterinário e inventor John Boyd Dunlop, no ano de 1888. Ele fez isso, com intuito de arrumar o velocípede de seu filho de nove anos. O material que ele usou para estar fazendo o primeiro pneu, foi a câmara de ar, tubos de mangueira de látex, cola e lona. E desde então, a sua ideia passou a ser utilizada e aprimorada por todo o mundo. A final de contas, ela é um dos meios mais usados, para que os transportes automotores consigam se locomoverem.

Pinte o desenho com cores vivas.
Que tal usar cores diferentes.
(foto:divulgação)

 

E voltando a formação da palavra, podemos perceber que ela se inicia com o “P” mudo. Isso acontece pelo fato da palavra ser estrangeira e ser grande. Para entender melhor, lembre-se da palavrinha que lhe deu a derivação, pneumática, que é dividida da seguinte maneira:

Pneu- mática.

Lembra do pneu das motos.
Nem todo pneu é igual.
(foto:divulgação)

 

Ela é o nome do serviço que compreende o pneu. Por tanto, sempre que ver uma palavra que se inicie com consoante como o “P”, saiba que ela é uma simplificação de outra, assim como o pneu. E no momento de pronuncia-la, devemos sempre falar a palavra que esta faltando, mas que aparece no som da palavra por completo.

No caso do Pneu, a palavrinha que fica escondida nas entre linhas é o “e”. Ou seja, o modo certo de lê é peneu, mas a forma correta de escrita é pneu. s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.