Desenvolvimento sustentável resumo escolar

Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a definição mais aceita sobre o tema, diz que o desenvolvimento sustentável, nada mais é do que o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais do futuro. Sendo assim, ele se trata de um planejamento onde os recursos renováveis devem ser conservados para próxima geração.

E para que isso venha acontecer é necessário que se haja um planejamento, onde supra as necessidades da atual e futura população. Logo então, todos devem se conscientizar das ações que estarão fazendo para que não haja a destruição do mesmo, ao invés da preservação. No mais, o desenvolvimento em si, é bastante confundido com crescimento econômico, que por sua vez, acaba dependendo do consumo crescente de energia e recursos naturais.

Mas isso não quer dizer que as atividades econômicas não possam ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países, muito pelo o contrário, por meio das organizações, várias ações podem estar sendo movidas em prol da sustentabilidade. E um bom exemplo para esse feito é a ação da qualidade ao invés da quantidade, ou seja, a redução de matérias primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. Que podem acabar fazendo com que alguns produtos “X” sejam mais caros e a economia local pedida suba.

Então, por meio de  tal feitos é possível perceber que o desenvolvimento sustentável é divido em três tipos de componentes, sendo eles:

Sustentabilidade Ambiental, que consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável. Que por sua vez, pode designar a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para os seres vivos. Isso, tendo em conta a habitabilidade, beleza do ambiente e a função como fonte de energia renovável.

Sustentabilidade Econômica, que se enquadra dentro do âmbito do desenvolvimento sustentável, fazendo assim, com que seja um conjunto de medidas e políticas, que visa a incorporação e os conceitos sociais da população.

Sustentabilidade Sócio- Política, centra-se no equilíbrio social, sendo assim, a sua vertente vai ser social e sócio- econômica. Ou seja, ela é feita como um veículo de humanização da economia, e que ao mesmo tempo, tende a desenvolver um tecido social nos componentes culturais e humanos.

Procure fazer por onde, para que o seu país se torne sustentável.
Todos os países estão em busca da melhoria para um futuro melhor.
Foto Divulgação

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

No Brasil, assim como nos outros países emergentes, a questão vem caminhado de forma lenta, embora haja um certo despertar de conscientização entre alguns deles. E o que se pode notar facilmente é que muitas países e empresas, só vem buscando por esse meio para obtenção de lucro, e mesmo assim, ainda não contribuem da maneira mais correta.

O Brasil por exemplo é um grande apoiador de várias ações de crescimento e desenvolvimento sustentável, mas também, um influenciador nos desmatamentos de florestas e  usos dos combustíveis fósseis, que por sua vez, não é nada bom, para um ambiente que esta precisando de mudanças fortes, para continuar sendo renovável.

E além disso, as ações humanitárias e organizações das cidades, também deixam a desejar. Tanto que ainda há existência de vários lixões ao ar livre, mesmo tendo postos de reciclagens, há poluição do ar, de rios e solo, que são desfavoráveis para o desenvolvimento. Enfim, segundo os Indicadores do Desenvolvimento Sustentável, que no Brasil é elaborado pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil mostrou grandes avanços, porém ainda está muito atrás de muitos países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.