Brasil Blogado » Variados » Diarreia e vômito em cachorro filhote

Diarreia e vômito em cachorro filhote

Seu cachorrinho está com vômito e diarreia, você não sabe os motivos e muito menos o que fazer? Acompanhe este artigo e saiba passo a passo os procedimentos a serem realizados quando seu cãozinho estiver com alguns destes males ou ambos.

     

Nada pior do que ver aquele animalzinho tão pequeno e indefeso passando mal, não é verdade? Se você quer ajudar o seu cachorrinho a melhorar, fique atento ao que iremos passar logo abaixo. Mas atenção, nada que estiver escrito deve ser passado por cima das prescrições do médico veterinário.

Diarreia e Vômito

A diarreia é um sintoma muito comum em cães e pode ter diversas causas. Ela ser ocasionada por:

* Parasitas intestinais (vermes e protozoários).

* Mudanças alimentares ou fornecimento de alimentos que não fazem parte da dieta.

* Viroses e excesso de ingestão de alimentos.

E não pense que é somente por causa disso, pois a diarreia  também pode estar associada a intoxicações alimentares ou envenenamento. Por isso que é interessante tomar cuidado quando for dedetizar a casa ou aplicar qualquer substância que o cachorro possa ter contato.

Observação: normalmente a diarreia  se caracteriza por fezes pastosas e amareladas. As viroses, não acomete apenas os filhotes mas também os cães adultos,  provocando diarreia líquida, em uma coloração marrom avermelhada e de odor fétido.

Existem também as diarreias de origem psicogênica, que só irá acontecer caso haja mudança de ambiente ou a morte de alguém que o cachorro goste muito. Então, por poder haver diversos motivos, o tratamento vai depender do diagnóstico da causa primária. O mesmo estará valendo para o caso do vômito que atribuí inúmeras causas.

O cachorro pode receber de cinco a seis doses diárias de soror, por dia.

Atente-se ao modo que seu cachorro está agindo, às vezes é o sinal de que ele não está bem.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://racasdecachorro.com/2011/12/como-cuidar-de-filhotes-de-cachorro-beagle/

O Vômito se caracteriza como uma espuma incolor  constituída do suco gástrico. Às vezes pode ter coloração amarelada devido refluxos da bílis. E o que pode estar provocando o vômito são:

* Dores abdominais em demasia.

* Problemas renais, hepáticos, torções no intestino e estômago.

* Intoxicações diversas: as mais comuns são por produtos inseticidas usados na casa (dedetizações) ou no animal (produtos tóxicos).

* Doenças virais ou bacterianas: cinomose, parvovirose, infecção uterina (piometra), etc..

* Tosse severa: o esforço constante em tossir pode causar vômitos.

O animal  que esta vomitando excessivamente corre o risco de desidratação, uma vez que ele não absorve a água necessária para a sua manutenção. Além disso, ele também pode correr o risco de um desequilíbrio eletrolítico, pois acaba perdendo muito ácido. E devido a isso, ele pode se tornar fraco e apático. e para que haja a melhora dele é preciso corrigir a desidratação e o equilíbrio do organismo dele.

O que fazer

Verifique se o animal está desidratado: para isso basta puxar a pele na lateral do abdômen ou um pouco abaixo do pescoço, caso ela demore a voltar para o lugar é sinal de que o cachorro está desidratado. E se a por acaso a pele não voltar, a desidratação é grave e o animal pode estar correndo riscos e deve ser encaminhado ao veterinário imediatamente.

No caso de vômitos e diarreia, sejam leves ou graves, a primeira coisa a feita é retirar a comida do animal deixando-o de jejum por cerca de 24 horas, assim ele terá o estômago e intestino limpo. Leva-lo para passear e comer capim também ajuda a eliminar as impurezas no organismo do animal.

Observação: no caso de vômito retirar a água também é necessário, caso o animal beba e vomite em seguida.

Hidrate o animal: se não puder levar o cão ao veterinário, tente hidratá-lo com soro caseiro. Ofereça ao animal pequenas quantidades de soro por dia. E se o soro ainda causar o vômito, suspenda-o.

Soro caseiro:

200ml de água fervida ou filtrada (1 copo);
1 colher de sobremesa de açúcar;
1 pitada de sal;

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?