Brasil Blogado » Dicas » Dicas para aprender a tocar piano

Dicas para aprender a tocar piano

Para aprender a tocar piano é preciso ter dedicação, pois é necessário treinar bastante e ter paciência para analisar os sons e observar os movimentos dos dedos. Neste artigo veja boas dicas de como aprender a tocar piano.

     

Para aprender a tocar o piano é necessário ter um, ou ter onde tocar. O segundo passo é saber se o instrumento está bem afinado. Em seguida  basta aprender os comandos básicos e prestar atenção em todos os sons que ele faz.

Funcionamento

O piano tem 88 teclas e entre discernimos as cores brancas e pretas.

> Teclas brancas são chamadas naturais pelo fato de, quando pressionadas, exaurirem o som de uma nota natural.

Teclas pretas são chamadas de acidentes pelo fato delas fazerem uma nota de sustenido ou bemol quando pressionadas.

Analise bem os pontos em que deve estar colocando os dedos e treine e habilidade nas passadas de notas.

Repare bem onde deve colocar os dedos sobre os teclados de acordo com as notas.  (Foto:Reprodução)

E entre as notas encontra-se as mais conhecidas:  Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. E não para por aí, ainda é possível encontrar os acordes que, ao contrário das notas, podem ser muitos mas possui quatro que são os principais: principal, secundário, diminuído e aumentado.

Formas de Aprender

A primeira e a mais prática é contratando um instrutor, porque aprender a tocar piano não é fácil e querer aprender sozinho é uma missão impossível. Piano exige paciência e dedicação. Mas atenção, não vai sair por ai contratando qualquer pessoa, veja o currículo do profissional.

Segunda maneira de aprender é dedicar bastante comprando livros ilustrativos para aprender a ler partitura, como tocar escalas, progressões de acordes básicos e canções simples.

A terceira opção é treinando em um teclado, caso não tenha um piano à disposição, pois o instrumento muito se assemelha ao piano ele parece bastante com o piano, apesar de possuir poucas notas.

 A quarta e última opção é assistir vídeos, pois por meio dessas aulas interativas você terá uma noção básica de ouvido, movimento e colocação. A posição do corpo, coluna ereta, posição dos punhos sobre os teclados são importantes.

Para tocar piano é preciso manter uma postura, firme.

Tocar piano exige paciência e muita dedicação.  (Foto:Reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?