Dicas para evitar o acumulo de líquido sinovial no corpo

Antes de passarmos as dicas de como evitar o acumulo de líquido sinovial, vejamos o que ele é, o que o causa, quais são os seus principais sintomas e sinais e como e realizado o seu tratamento.

O que é

Existem várias doenças que podem afetar os joelhos, mas aquelas que mais se sobressaem são as infecciosas, que por sua vez acabam ocasionando uma maior quantidade de líquido no interior da articulação, que popularmente é conhecido como “água no joelho” ou líquido sinovial.

Este líquido é de característica viscosa e tem como funções principais, a  lubrificação das extremidades ósseas, amortecer os impactos e participar da nutrição das peças articulares. E quando as mesmas são afetadas por quaisquer tipo de doença, as membranas sinoviais passam a fabrica-lo a mais.

Causas

De um modo geral ela tende aparecer devido algum traumatismo no joelho, afetandocartilagens ou meniscos. E quem mais sofre com isso são os atletas devido trabalharem muito a região do joelho, contudo doenças como artrose, artrite, gota, sinovite, por infecção intestinal por salmonelose, parasitose intestinal, infecção geniturinária como a gonorreia, também podem causar o feito. Portanto, todo cuidado é pouco e todas as possibilidades devem ser analisadas pelo médico.

Sinais, Sintomas e Diagnóstico

Procure auxílio médico.
Créditos da Imagem: http://pilatessaocaetanodosul.blogspot.com.br/2012/02/articulacoes-sinoviais.html

Para que se perceba que esta com água no joelho é preciso analisa-lo cautelosamente ou então prestar atenção nos sinais e sintomas que ele vem apresentando, que normalmente são: a articulação do joelho(globosa, maior, inflamação, inchaço, dor, vermelhidão e calor). Ou ainda, em uma breve dor aos dobrar os joelhos, ou não aguentar ficar de pé por muito tempo. E para que se tenha certeza do mesmo é pedido para que se procure um olhar clínico mais severo, e também faça exames, como por exemplo o derrame articular, que é realizado por meio de seringas e agulhas.

Tratamento

Dependendo da causa, o tratamento pode ser fácil e rápido ou então demorar. No mais é recomendado que não se faça atividades violentas ou carregue peso, e se tiver que caminhar que reduza o passo o máximo possível. E que além disso se aplique uma compressa de gelo a cada 15 a 20 minutos dentro de três em três horas.

Como evitar

Para evitar o acumulo do líquido sinovial na área do joelho e preciso que se tome diversos cuidados durante o dia-a-dia, tais como:

* Sempre que possível alongar os músculos das pernas antes de iniciar as atividades físicas. Tire cerca de 10 a 15 minutos e se alongue bem.

* Evite o excesso de peso, seja carregando alguma coisa, fazendo algum exercício físico ou até mesmo no corpo.

* Não force o joelho em exercícios ou atividades cotidianas, principalmente nas atividades de musculação, pois eles tendem a trabalhar bastante a área da articulação. Ou seja, cuidado com o que esta fazendo, tenha sempre por perto um orientador e não desobedeça os cuidados passados por ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.