Brasil Blogado » Escolar » Diferença entre meteoróide e meteorito

Diferença entre meteoróide e meteorito

Aprenda neste artigo como diferenciar um meteoróide de um meteorito através das suas características básicas.

     

Dentro do sistema solar é possível observar várias alterações, tal como seus corpos, sendo eles: meteoritos e meteoróides. Pela aparência que ambos possuem, muitos confundem suas especificidades, não sabendo como distinguir um do outro.

Meteorito

Correspondem aos fragmentos de corpos sólidos que vem do espaço, entram na camada atmosférica, sofrem transformações incandescentes devido o atrito com o ar e atingem o solo ou a superfície terrestre. Pesquisadores relacionam a sua chegada com chiados estrondosos e a passagem de um bólido, isto é, um grande meteoro.

Classificação

Diferença entre meteoróide e meteorito

Meteorito x Meteoróide

» Pétreos: compostos quase a base de materiais rochosos;

» Metálicos ou Sideritos: formados basicamente de uma liga metálica composta por ferro e níquel;

» Siderólitos: compostos tanto pela forma pétreo quanto da forma metálica.

Meteoróide

Se trata dos pedaços de matéria metálica ou rochosa que viajam pelo espaço. Toda a sua complexidade viaja ao redor do sol com uma intensa variedade de órbitas e velocidades, sendo a mais elevada delas aproximadamente 42 quilômetros por segundo. Sua dimensão é bem pequena, tendo aproximadamente o tamanho de uma pedrinha.

Quando entram em contato com a atmosfera terrestre, sofrem algumas modificações, virando um corpo completamente aquecido e incandescente, passando a se tornar então um meteoro, que pode se apresentar de diversas cores de acordo com a sua velocidade e a composição do meteoróide original.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?