Distúrbios de personalidade

Os distúrbios ou transtornos de personalidade são classificados no ramo da medicina como uma conjuntura de problemas psiquiátricos, onde os padrões de comportamento dos indivíduos e seus pensamentos crônicos são considerados completamente diferentes diante das expectativas presentes na sociedade, cotidiano e cultura que vive.

Esse processo provoca vários prejuízos para o enfermo, como o afastamento de pessoas importantes, problemas e perdas consideráveis no trabalho, nos relacionamentos, na família, no cotidiano, entre outros.

Causas

Mesmo dentre tantas pesquisas, não existem motivos comprovados sobre as razões que possibilitam o aparecimento da enfermidade, mas cientistas afirmam que as razões podem estar interligadas tanto a fatores genéticos quanto a ambientais. A sua constatação só consegue ser dada através de uma avaliação psicológica, no histórico e na gravidade dos sinais apresentados.

Tipos

» Transtorno de personalidade antissocial;
» Transtorno de personalidade dependente;
» Transtorno de personalidade esquiva;
» Transtorno de personalidade esquizoide;
» Transtorno de personalidade esquizotípica;
» Transtorno de personalidade histriônica;
» Transtorno de personalidade limítrofe;
» Transtorno de personalidade narcisista;
» Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva;
» Transtorno de personalidade paranoide.

Sintomas

Os sinais da doença vão variar de acordo com o tipo de transtorno de personalidade que está se manifestando no indivíduo, mas no geral, é possível constatar alterações como:

Distúrbios de personalidade: causas, tipos, sintomas e tratamento.
Representação de uma menina com transtornos de personalidade.
(Foto: Divulgação)

» Ciúmes;
» Desconfiança;
» Apreensão;
» Exclusão;
» Solidão;
» Tristeza;
» Melancolia;
» Instabilidade emocional;
» Egocentrismo;
» Timidez;
» Medo;
» Mudanças consideráveis de comportamento.

Ajuda médica

Assim que for observado uma mudança considerável de comportamento no indivíduo, é indicado que um psicólogo ou psiquiatra seja procurado e a análise do enfermo seja realizada, para que os procedimentos de tratamento sejam começados o quanto antes, causando assim menos danos mentais ao indivíduo.

Tratamento

O tratamento irá acontecer após o diagnóstico médico, que ressaltará qual o tipo de transtorno que está acometendo o paciente e os métodos que deverão ser utilizados para conter os sintomas. Medicamentos e acompanhamentos regulares, são algumas das maneiras utilizadas para esse processo.

Os resultados do tratamento variam de acordo com a classificação do distúrbio e o quadro em que o paciente se encontra. Em alguns deles, mesmo com o tratamento, a enfermidade pode vir a evoluir, podendo causar outros problemas psiquiátricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.