Brasil Blogado » Saúde » Distúrbios de personalidade

Distúrbios de personalidade

Os distúrbios de personalidade vem sendo cada vez mais frequentes na população mundial. Compreenda neste artigo quais as razões desse transtorno, como os sintomas se manifestam e saiba quando a ajuda médica deve ser procurada para que o tratamento seja iniciado.

     

Os distúrbios ou transtornos de personalidade são classificados no ramo da medicina como uma conjuntura de problemas psiquiátricos, onde os padrões de comportamento dos indivíduos e seus pensamentos crônicos são considerados completamente diferentes diante das expectativas presentes na sociedade, cotidiano e cultura que vive.

Esse processo provoca vários prejuízos para o enfermo, como o afastamento de pessoas importantes, problemas e perdas consideráveis no trabalho, nos relacionamentos, na família, no cotidiano, entre outros.

Causas

Mesmo dentre tantas pesquisas, não existem motivos comprovados sobre as razões que possibilitam o aparecimento da enfermidade, mas cientistas afirmam que as razões podem estar interligadas tanto a fatores genéticos quanto a ambientais. A sua constatação só consegue ser dada através de uma avaliação psicológica, no histórico e na gravidade dos sinais apresentados.

Tipos

» Transtorno de personalidade antissocial;
» Transtorno de personalidade dependente;
» Transtorno de personalidade esquiva;
» Transtorno de personalidade esquizoide;
» Transtorno de personalidade esquizotípica;
» Transtorno de personalidade histriônica;
» Transtorno de personalidade limítrofe;
» Transtorno de personalidade narcisista;
» Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva;
» Transtorno de personalidade paranoide.

Sintomas

Os sinais da doença vão variar de acordo com o tipo de transtorno de personalidade que está se manifestando no indivíduo, mas no geral, é possível constatar alterações como:

Distúrbios de personalidade: causas, tipos, sintomas e tratamento.

Representação de uma menina com transtornos de personalidade.
(Foto: Divulgação)

» Ciúmes;
» Desconfiança;
» Apreensão;
» Exclusão;
» Solidão;
» Tristeza;
» Melancolia;
» Instabilidade emocional;
» Egocentrismo;
» Timidez;
» Medo;
» Mudanças consideráveis de comportamento.

Ajuda médica

Assim que for observado uma mudança considerável de comportamento no indivíduo, é indicado que um psicólogo ou psiquiatra seja procurado e a análise do enfermo seja realizada, para que os procedimentos de tratamento sejam começados o quanto antes, causando assim menos danos mentais ao indivíduo.

Tratamento

O tratamento irá acontecer após o diagnóstico médico, que ressaltará qual o tipo de transtorno que está acometendo o paciente e os métodos que deverão ser utilizados para conter os sintomas. Medicamentos e acompanhamentos regulares, são algumas das maneiras utilizadas para esse processo.

Os resultados do tratamento variam de acordo com a classificação do distúrbio e o quadro em que o paciente se encontra. Em alguns deles, mesmo com o tratamento, a enfermidade pode vir a evoluir, podendo causar outros problemas psiquiátricos.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?