Doença do sono prevenção e tratamento

A doença do sono é  uma infecção causada pela transmissão de germes, da  mosca, Tsé-Tsé, originaria da Africa Equatorial. A transmissão acaba resultando no inchaço do cérebro. E os germes que provocam essa doença, sãoTrypanosoma brucei rhodesiense, sendo o mais perigoso e o Trypanosomoa brucei gambiense. Quanto os outros o perigo é menor.

As vezes achamos que é apenas uma simples mosca, porém não é. Então não se deixe enganar por nada, se previna.
Transmissor da doença do sono, mosca: Tse-Tse. Foto Reprodução

Exames e Sintomas

EXAMES

E os exames que podem estar sendo feitos para identificar se há mesmo presença dessa infecção, são os seguintes:

> O exame físico, onde pode estar mostrando sinais da inflamação do cérebro e também o seu revestimento, ou seja, a meninge(meningoencefalite). E além disso os seguintes testes:

* O esfregaço de sangue.

* Exames do líquido cefalorraquidiano.

* Hemograma completo.

* Aspiração do nódulo linfático .

Sono em excesso não é normal.  Verifique se não esta acontecendo nada de errado com o seu organismo.
O sintoma principal da doença é o sono excessivo, por isso que ela recebeu esse nome.
(Foto Reprodução)

SINTOMAS

Para saber mesmo se está com a doença do sono, é necessário analisar primeiro os sintomas, que podem estar variando de acordo com o organismo.

* Ansiedade, sonolência durante o período do dia, febre, dor de cabeça, insônia durante a noite,mudança de humor, as vezes sonolência incontrolável, sudorese, gânglios linfáticos inchados pelo corpo, nódulo no local onde foi picado e fraqueza.

Tratamento e Prevenção

E para estar fazendo o tratamento dessa doença é necessário tomar diversos medicamentos, como : Eflornitina, Melarsoprol, Pentamidina e  Suramina (Antrypol). Porém, ainda, terá casos que somente os remédios não irão ajudar, por tanto, não se assuste se o médico passar algum tipo de terapia, localizada, em alguma parte do corpo que precisa ser feita.

Se por acaso essa doença não for tratada quando descoberta, o infectado pode vir a óbito por insuficiência cardíaca. Além disso ele ainda corre  riscos de ter alguma lesão ao estar desempenhando alguma atividade, dano gradual no sistema nervoso e coma.

Agora, se você quer se prevenir desse mal é simples, basta tomar uma injeção de pentamidina. Ela protege contra a infecção por T. b. gambiense, mas fique atento, ela não tem ação contra a infecção por T. b. Rhodesiense.

Sono em excesso não é normal. Então cuide-se. Foto Reprodução
A principal característica dessa doença é o sono em excesso.
(Foto Reprodução)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.