Brasil Blogado » História » Dom Pedro 1

Dom Pedro 1

Dom Pedro I, nasceu 12 de Outubro de 1798 na cidade de Queluz em Portugal, chegou ao Brasil quando tinha 9 anos de idade, aos 22 anos na condição de príncipe regente assumiu o governo brasileiro e no dia 07 de Setembro de 1822 proclamou a independência.

     

Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, também conhecido como Dom Pedro I, nasceu no dia 12 do mês de Outubro do ano de 1798 na cidade de Queluz em Portugal. Dom Pedro I chegou ao Brasil em meados de 1808, quando tinha apenas 9 anos de idade, na companhia do pai, D. João VI e da mãe, D. Carlota Joaquina.

Aos 22 anos de idade, Dom Pedro I na condição de príncipe regente assumiu o governo brasileiro, e através de seus métodos de governo, deu ênfase aos interesses do povo brasileiro. No dia 9 de Janeiro do ano de 1822, a corte portuguesa o chamou de volta a Portugal, embora o mesmo tenha decidido permanecer no Brasil. Em tal ocasião, a data ficou marcada como o Dia do Fico, na mesma ocasião Dom Pedro demonstrou amor pelo país no qual se encontrava (Brasil).

No ano de 1822, precisamente no dia 07 do mês de Setembro, Dom Pedro I
proclamou a independência, tornando-se então imperador do Brasil entre os anos de 1822 à1831. Dom Pedro foi um dos principais responsáveis pela consolidação da independência no Brasil, embora seu governo tenha tido alguns tumultos decorrentes aos conflitos e revoltas que ocorreram no Brasil durante o período de seu reinado.

Dom Pedro I abdicou a duas coroas, sendo que uma o mesmo teria herdado do pai (coroa portuguesa), porém tenha renunciado em favor da filha, D. Maria da Glória. Em seguida Dom Pedro I abdicou a coroa brasileira, passando-a ao seu filho, Pedro de Alcântara, que então seria Dom Pedro II. Dom Pedro I renunciou a coroa brasileira com o intuito de acabar com as lutas e conflitos entre os portugueses e os brasileiros..

Aos 36 anos de idade, Dom Pedro I contraiu tuberculose, doença que na época era considerada fatal. Após contrair a doença, Dom Pedro I faleceu no dia 24 do mês de Setembro do ano de 1834, em Queluz, Portugal (sua cidade natal).

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?