Dor de cabeça forte na nuca

Dores sempre são muito desconfortantes, principalmente quando se dão na parte superior do corpo, mais propriamente na região da nuca e da cabeça, isso porque esse incômodo faz com que a nossa qualidade de vida fique extremamente baixa. A área cervical do corpo é muito sensível, fazendo com que vários tipos de transtornos e patologias atinjam esses locais.

Muitas pessoas pensam que esses desconfortos são causados apenas pelo esforço e cansaço do dia-a-dia, mas se enganam, pois podem ter muitos outros motivos, sendo que alguns deles são bastante prejudiciais para a saúde do organismo, possibilitando o aparecimento de sérias lesões e o seu agravamento quando o tratamento demora a ser realizado.

O que pode ser?

Dor de cabeça e na nuca: causas e tratamento.
A área cervical do corpo é muito sensível, fazendo com que vários tipos de transtornos e patologias atinjam o local. (foto: divulgação)

» Estresse;
» Cansaço;
» Postura incorreta;
» Ansiedade;
» Infecção bactericida, viral ou fúngica;
» Meningite viral;
» Hérnia de disco;
» Espondilite anquilosante;
» Hipertensão arterial;
» Bruxismo;
» Alterações no sono ou sua má qualidade;
» Contrações musculares;
» Problemas dentários;
» Doenças na coluna;
» Enxaqueca;
» Período menstrual;
» Dissecção arterial;
» Aneurisma cerebral.

Ajuda médica

O momento considerado “adequado” para procurar ajuda médica é quando as dores começam a se manifestar com certa frequência, aumentando a sua intensidade em relação ao esse desconforto.

Tratamento

Somente após a avaliação médica detalhada que o tratamento poderá ser iniciado, isso porque, como vimos acima, as causas das dores de cabeça e da nuca são diversas. Para constatar os motivos dessas patologias, poderão ser realizados uma anamnese, raios-x, ressonância magnética, tomografias, etc.

Dicas

Para amenizar as dores, indica-se o repouso em ambientes tranquilos, a diminuição das atividades diárias, estresse, ansiedade e o uso de bolsas térmicas (frias ou geladas) ou de panos úmidos na região da testa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.