Dúvidas de gestantes de primeira viagem

Engravidar é mágico, pois traz consigo a serenidade e a busca pelo melhor do próximo que ainda esta por vir. Contudo, tem lá suas dúvidas, medos e receios. E é pensando nas mamães de primeira viagem, que resolvemos abrir algumas questões que podem estar ajudando. Acompanhe!

Dúvidas

São diversas as dúvidas que rondam os pensamentos das mamães, mas vamos tentar resolver algumas. Então, vamos as questões.

1. Posso tomar qualquer tipo de remédio quando sentir dor?

Resposta: O indicado é que se tome somente o paracetamol. E isso se o médico fazer a liberação do mesmo.

2. Posso pintar o cabelo ou fazer algum tipo de relaxamento e de mais usos de produtos?

Resposta: O que se pede, é que evite o corante e tudo aquilo que contenha formol, pois além de fazer mau para a mamãe, pode fazer também para o bebê.

3. Estou gripada e não posso tomar quase nenhum tipo de medicação, o que posso fazer?

Resposta: Se o seu médico diagnosticou realmente a gripe, ele te indicará o medicamento correto, contudo, pode-se estar tomando bastante líquido, comendo comidas leves, evitando o sereno, produtos com o cheiro forte e locais fechados.

4. Sinto muita dor de cabeça, o que pode ser?

Resposta: E normal que algumas mamães sintam dores de cabeça por volta da 15 semana, pois estão com o olfato bastante apurado. Contudo, pede-se que converse com o médico, para que juntos possam resolver a questão, porém, pode-se estar evitando, ficar em locais que contenha mofo, poeira, que cause dor nas vistas, ou que ainda sejam muito úmidos.

Não tenha nenhuma dúvida.
Converse com o seu médico.
Foto Reprodução

5. As vezes sinto bastante tontura, como se fosse uma queda de pressão, o que pode ser?

Resposta: Nesse caso, pede-se uma atenção maior, pois pode estar sendo várias coisas, tal como (queda de glicemia, anemia, pressão arterial oscilando e outros). Ou seja, o mais coerente a se fazer, e analisar bem os sintomas juntamente com o obstetra, para que se resolva o problema. No mais, procure sempre se alimentar de três em três horas e tomar bastante líquido.

6. Mulher grávida também pode ter corrimento, se sim, como posso trata-lo?

Resposta: Sim, pode ter. Para trata-lo é preciso fazer uma analise do mesmo, para que saiba ao certo de onde ele surgiu. Todavia, e passado uma pomada ginecológica e as vezes antibióticos apropriados para o caso. E além disso, recomenda-se para que fique de olho na quantidade de líquido liberada, pois pode haver a perda do líquido amniótico, que por sua vez é uma das fontes de vida e produção do feto, e além disso, pede-se para que tome cuidado com a quantidade de medicação, pois pode prejudicar a dentição do bebê, deixando-a assim, de cor amarela.

7. Meu enjoo não passa, o que posso fazer?

Resposta: Quando o enjoo não passa por meio de medicação, a mãezinha, pode estar (cheirando limão, chupando gelo, tomando bastante líquido, evitando locais fechados e também os cheiros fortes como os de hidratante e perfume, chupando uma balinha e outros). Mas se por acaso ele persistir e preciso que se constate ao especialista, para que ele possa averiguar de perto o caso. Além disso, pode estar evitando: fritura, refrigerante, abacate, comida crua (peixes), queijos e outros.

8. Fui em uma consulta normal e o médico não conseguiu escutar o coração do bebê, isso é normal?

Resposta: Isso só vai ser normal se ele estiver usando aparelhagem, pois as vezes ela pode vir a falhar, e normalmente, só tende a funcionar, a partir da 12 semana de gestação adiante, agora se ele não tiver ouvindo pelo estetoscópio é preciso que faça uma ultrassonografia o mais rápido possível, pois assim, poderá saber se esta tudo bem ou não, com o bebê.

9. Estou sentido dores na região  íntima e também no pé da barriga, o que pode ser?

Resposta: Os dois sintomas tendem ser bastante comuns, mas devem ser analisados pelo G. O. (Ginecologista Obstetra), pois pode se tratar desde do encaixe do bebê na barriga, como de uma infecção urinária, que é comum acontecer nesse período devido a frequência de idas ao banheiro para urinar.

10. Me encontro na 37 semana de gestação  e estou tendo perda de líquido diário, o que devo fazer, e o porque que isso esta acontecendo?

Resposta: Quando se tem perda de líquido nesse período o mais correto a se fazer é ir de encontro ao médico, pois pode ser que a bolsa esteja estourado e não tenha percebido, ou que esteja tendo apenas a perda do líquido amniótico, o que não é bom, pois o bebê esta perdendo os nutrientes e de mais meios que precisa, então, logo o médico deverá fazer uma cesária. E se por acaso, a mamãe quiser tentar um parto normal, ela vai ter de averiguar se possui dilatação ou não, pois pode acontecer que não tenha o suficiente para dar passagem ao bebê.

11. Vou fazer o parto cesário, mas qual anestesia vai ser aplicada?

Resposta: A anestesia pode ser epidural, que no caso deixa a mamãe acordada, mas sem sentir a parte debaixo de seu corpo, ou geral, que vai deixa-la completamente dopada a ponto de dormir e não ver e nem sentir exatamente nada. Essa questão pode estar sendo escolhida pelo médico e mamãe e tudo vai variar das condições dela e do bebê.

12. Já completei 40 semanas de gestação, mas ainda não entrei em trabalho de parto, é normal?

Resposta: Se a gestação tiver sido saudável e estiver tudo bem com a mamãe e bebê, sim é normal, mas se não, é preciso que vá para o hospital e aguarde o trabalho de parto por lá mesmo. Contudo, a mamãe pode esperar completar 41 semanas que não tem problema algum, passado disso, o médico terá que fazer uma cesária, para que ambos não corra nenhum risco.

13. Com quantas semanas posso estar vendo o sexo do bebê?

Resposta: Tudo vai variar de acordo com a gestação e posição que o bebê se encontra. Mas normalmente o médico pede para que aguarde até a 15 semana de gestação, pois nesse período o bebê já vai estar com os órgão mais bem formados, e a visão do órgão em questão, será mais fácil de ser visualizada.

14. Fiz a ultrassonografia para saber o sexo do bebê, mas ele não quis colaborar, alguma dica para ajudar no momento?

Resposta: Algumas mamães falam que tomar coca-cola e comer chocolate meia hora antes do mesmo ajuda. Mas atenção, veja se pode ou não com o doce em questão, e não abuse do refrigerante, pois o mesmo, pode fazer mal para calcificação dos ossos do bebê. Então, meio copo de porte pequeno esta de bom tamanho.

15. Estou tendo contrações será que estou entrando em trabalho de parto ou e apenas cólica?

Resposta: A contração tende a ser frequente e muito forte, já a cólica causa incomodo mas logo passa. Então, tente averiguar o sintoma e veja realmente do que se trata, caso seja uma contração, vá imediatamente para o médico, pois pode estar tendo um trabalho de parto prematuro. Mas atenção, isso só acontece quando a mamãe esta por volta de 25 semana de gestação a frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.