Escabiose canina sintomas e tratamento caseiro

A escabiose, também conhecida como sarna canina, é uma doença causada por um ácaro microscópico chamado Sarcoptes Scabiei. Esse parasita, cava tuneis nas camadas da pele do animal, causando a coceira que é um dos sintomas mais conhecidos.  Além dele o cachorro ainda pode sentir:

* Perda de apetite.

* Estresse.

* Perda de pelos.

*  Crostas e descamações na região da cabeça, orelha e pata.

Caso haja contato direto com o animal, lave o local com água morna e sabonete neutro e se aparecer algum sintoma no local, recorra ao médico.
A sarna pode ser transmitida também para humanos. É necessário que tenha bastante cuidado para que não haja contato direto com o animal.
(foto: reprodução)

E para quem não sabe, doença pode ser transmitida. Então os animais podem pegar de outros animais, por isso que importante tratar o seu cão pois com o tratamento adequado ele pode ser curado.

Dica: para que esse parasita saia dos pertences de seu animal,  lave os objetos do seu cachorro com água quente e se possível passe o ferro quente, logo após.

E para que a doença seja diagnosticada, é preciso que raspe as lesões da pele para que por meio de um microscópico, o veterinário descubra qual é  tipo de ácaro que está presente.  Porém, na maioria das vezes, nem é preciso dessa analise, mas fique atento porque a escabiose pode ser confundida com algumas dermatites.

Tratamento

tratamento de sarna pode ser feito por meio de banhos com produtos acaricidas ou loções tópicas, dependendo da gravidade da doença. Além disso, o dono do animal pode estar tratando-o em casa com banhos quentes com o uso de sabonetes neutros e passando azeite nas lesões  com o auxilio de um algodão.

E enfim, tem uma receita caseira que é como o ditado popular diz: “tiro e queda, funciona mesmo”. Anote aí!

Misture um pacote de enxofre em pó, com um pouco de óleo de cozinha ou óleo de amêndoas. Mexa-os depois até criar consistência e vire uma pasta homogênea, mas não deixe com que fique muito grosso. Logo depois, aplique em todo o corpo do animal e deixe agir no mínimo por 24 horas. Feito isso, dê banho no cachorro e em poucos dias perceberá que as feridas estarão secando.

Observação: só repita a ação se achar necessário.

Não tenha medo de seu animal, caso as descamações estejam feias, pois ele irá precisar do seu carinho e ajuda, para superar essa fase.
Cuide de seu animal, não deixe que a escabiose ou a sarna, como popularmente dito, maltrate seu animal.
(foto: reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.