Brasil Blogado » Biologia » Espaço morto

Espaço morto

Espaço morto, são existentes basicamente dois tipos de espaço morto, sendo eles, espaço morto anatômico e espaço morto fisiológico leia e saiba mais.

     

São existentes basicamente dois tipos de espaço morto, sendo eles, espaço morto anatômico e espaço morto fisiológico. Veja logo a baixo a especificação de cada tipo de espaço morto.

Espaço morto anatômico
O espaço morto anatômico é o espaço que corresponde ás áreas de condução de todo o sistema respiratório, tais como, a traquéia e a boca. Geralmente o ar contido no sistema respiratório não faz participação nas trocas gagosas com o sangue, ressaltando que geralmente a quantidade de ar é cerca de aproximadamente 150 ml em um humano adulto.

Espaço morto fisiológico
O espaço morto fisiológico é o espaço correspondente ao volume/quantidade de gás alveolar, esse gás não sofre/passa pelo processo de difusão para a corrente sanguínea. Geralmente isso ocorre quando a vazão do sistema sanguíneo alveolar é insuficiente para fazer a realização da troca do gás inspirado, seja em função da diminuição da perfusão sanguínea ou ainda pelo aumento na ventilação na corrente sanguínea.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?