Estudo sobre colesterol

O que é?

O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) produzido pelo organismo que se encontra presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). O mesmo desempenha as seguintes funções: produção de hormônio e vitamina D. Ele é basicamente a gordura do sangue e pelo fato de não ser insolúvel acaba precisando de outros meios para completar sua missão. Dependendo do tipo de colesterol, ele pode ser prejudicial à saúde.

Tipos

Existem vários tipos de colesterol circulando pela corrente sanguínea e quando somados recebem o nome de colesterol total, porém há dois que se destacam entre os outros, são:

. LDL ( Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de Baixa Densidade) é considerado o colesterol ruim. O LDL acumula nas artérias provocando o entupimento da estrutura, causando diversos problemas à saúde.

. HDL (High Density Lipoproteins ou  Lipoproteínas de Alta Densidade) é o colesterol bom, pois ajuda a retirar o excesso do LDL para fora das artérias, impedindo seu acumulo na estrutura, diminuindo a formação de placas de gordura.

Sintomas

Procure auxílio médico
Créditos da Imagem: http://www.clubdofitness.com.br/controlar-colesterol/

Os sintomas podem variar de acordo com o nível e tipo de colesterol encontrado no sangue. Na maioria das vezes eles tendem a não aparecer, ainda mais nos casos de quem apresenta aterosclerose e obesidade, histórico de infartos na família, entre outros fatores. Ambos os tipos de colesterol podem apresentar os seguintes sintomas: falta de ar contínua, sensação de estufamento, aceleramento ou baixa dos batimentos cardíacos, ansiedade e outros. 

Diagnóstico

Para diagnosticar se o colesterol está elevado, é preciso que o paciente realize um exame de sangue. E  para saber o resultado do mesmo é necessário analisar a tabela da Sociedade Brasileira de Cardiologia, pois ela aponta os níveis ideais de colesterol no sangue.

>> Pacientes de alto risco: LDL abaixo de 70 mg/dL

>> Pacientes de risco intermediário: LDL abaixo de 100 mg/dL

>> Pacientes com baixo risco: Devem ter seus limites de colesterol individualizados pelo médico.

Correm risco maior aqueles que :

>> Possuem doença aterosclerótica arterial coronária, cerebrovascular ou obstrutiva periférica, com manifestações clínicas.

>> Aterosclerose. 

>> Diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

>>  Doença renal crônica.

>> Hipercolesterolemia familiar (HF).

Tratamento

O tratamento será diferenciado, pois nenhum organismo age como o outro. No entanto, os médicos podem estar prescrevendo remédios e pedir para aqueles que estão com o colesterol ( ruim) elevado, seguir uma dieta pobre em açúcar e em gorduras. Também praticar algum tipo de atividade física ao menos 3 vezes por semana. E àqueles que tem de aumentar os níveis de colesterol ( bom) no organismo, devem seguir uma dieta pobre em gorduras e tenham uma vida ativa, praticando exercícios sem exageros.

Prevenção

Além de manter uma alimentação adequada e fazer atividades físicas regularmente, você também deve evitar:

>> fumar

>> consumir bebidas alcoólicas. 

Observação: Consuma mais frutas, legumes, peixe grelhado ou assado. Além disso, deve ingerir alimentos ricos em fibras, pois ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Tenha também  um limite em relação a ingestão de gorduras saturadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.