Brasil Blogado » Escolar » Exemplo de um texto descritivo sobre uma pessoa

Exemplo de um texto descritivo sobre uma pessoa

Tem dificuldades em desenvolver um texto descritivo? Aproveite e aprenda sobre o assunto no decorrer desta interessante matéria, também esclareça as principais dúvidas.

     

O texto descritivo, assim como a própria palavra denota, é a descrição de algo, de algum objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, de tudo aquilo que é possível descrever. A sua principal função textual  é transmitir ao leitor impressões e qualidade de algo. Trata-se de um texto que deve conter o máximo de informações para que o leitor compreenda a mensagem.

Em outras palavras, ele capta as impressões de forma a representar a elaboração de um retrato,  como em uma fotografia mas que revelada por meio das palavras. Outro exemplo é a descrição de um local para quem possui deficiência visual, é como se o leitor estivesse vendo o que está descrito, porém com os olhos vendados.

E para redigir um texto de tal compreensão, é preciso levar em conta alguns aspectos, ou seja, o redator terá de colocar no texto as características físicas e/ou psicológicas do que pretende analisar, como por exemplo: A cor, textura, altura, comprimento, peso, dimensões, função, meio ambiente, dentre outros.

Tome cuidado para não confundi-lo com o texto narrativo.

No jornal pode-se encontrar diversos textos descritivos.
(Foto:Reprodução)

Características

Contudo as principais características devem envolver os seguintes meios:

. Retrato verbal.

. Ausência de ação.

. Predomínio de substantivos, adjetivos e locuções adjetivas.

. Utilização da enumeração e comparação.

. Presença de verbos de ligação.

. Verbos flexionados seja eles, no presente ou no pretérito.

. Emprego de orações coordenadas justapostas.

. Estrutura Descritiva.

Estrutura textual

A descrição apresenta três passos para sua construção, que são:

* Introdução: Deve apresentar o que se pretende descrever.

*Desenvolvimento: Que deve conter a caracterização subjetiva ou objetiva da descrição.

*Conclusão: Servirá como finalização do texto.

Tipos de Descrição

 Além disso, ainda deve ser levado em consideração os tipos de descrição, que serão classificados da seguinte maneira:

> Descrição Subjetiva:  Aquela que apresenta as descrições de algo, todavia, evidencia as impressões pessoais do emissor (locutor) do texto.

>Descrição Objetiva: Nesse caso, o texto procura descrever de forma exata e realista as características concretas e físicas de algo, sem atribuir juízo de valor ou impressões subjetivas do emissor.

Exemplos

. Descrição subjetiva

Ficara sentada na mesa, logo pela manhã, lendo Correio Brasiliense metida em seu roupão de seda preto bordado com largos botões de pérola. O cabelo escuro, ainda fazia-se um pouco bagunçado. Sua pele tinha a brancura do leite e pintas marrons. Com o cotovelo sob à mesa, mexia em sua orelha”. (Autor Desconhecido)

. Descrição Objetiva

A vítima, Nome da pessoa (idade dela por números- anos), moradora da cidade de (onde ela reside), era magra, alta (altura), cabelos pretos e curtos; nariz fino e rosto ligeiramente alongado. Foi vítima de…  ( Autor Desconhecido)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?