Extração dente siso

Os sisos correspondem aos terceiros molares, sendo os últimos dentes que nascem e se desenvolvem nos seres humanos. Normalmente, o crescimento dessas estruturas, se manifesta entre 16 à 20 anos de idade, se distribuindo em 4 dentições, uma em cada canto da região bucal.

Mesmo sendo considerados muito importantes para a mastigação, os sisos não são dentes essenciais, sendo classificados como desnecessários para o desenvolvimento humano. Sua extração acontece (na maioria das vezes) porque:

  • Os sisos não cabem na carga dentária, ocasionando um apinhamento dos demais dentes;
  • Pela incapacidade de higiene adequada, devido a falta de acesso com as escovas;
  • Pela presença de cáries, doenças periodontais ou infecções;
  • Não conseguem nascer por causa da sua má posição na carga dentária ou pela falta de espaço;
  • Causam alterações na normalidade da mordida e da fala;
  • Geram dores em suas estruturas e em outras partes da face, como nos ouvidos e na mandíbula;

Extração

Extração dente siso
Extração dentária.
(Foto: Reprodução)

A cirurgia para remoção dos dentes sisos, pode ser realizada por um cirurgião dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial. Eles podem ser extraídos antes ou depois de nascer.

Não existe nenhum tipo de contraindicação severa relacionada com a execução desse processo, mas os indivíduos que estão com a saúde comprometida ou com a região do siso afetada por algum transtorno, deverão esperar a liberação médica para a extração.

Pré-requisitos

Indica-se que a cirurgia seja realizada dos 16 aos 18 anos, isso porque nesse período, apenas as primeiras raízes dentárias dos sisos nasceram, o que possibilita uma remoção mais simples das suas estruturas.

Anestesia

A anestesia desse processo cirúrgico é local. Caso o paciente queira e o cirurgião liberar, poderá ainda ser utilizado um sedativo durante o processo, para diminuir a ansiedade do paciente, mas um acompanhante deverá estar presente para ficar orientando o indivíduo, enquanto os efeitos do medicamento não passa.

Cirurgia

A anestesia é aplicada próxima ao siso que será extraído. Assim que o local adormece, é realizada uma incisão na gengiva para que o cirurgião remova o osso que recobre o dente, o dente e todos os restos que fiquem nessa cavidade. Posteriormente, é feita uma sutura e a cirurgia é finalizada.

Tempo

O processo cirúrgico costuma durar entre uma à duas horas, de acordo com as dificuldades encontradas na realização do procedimento.

Recuperação

O tempo para recuperação completa do paciente irá variar de acordo com a complicação da cirurgia. Na maioria dos casos, nos primeiros dias, após a extração, é bem normal que os indivíduos sintam pequenos sangramentos locais, dificuldades para abrir ou fechar a boca, tenha edemas faciais (como inchaços), etc.

Complicações

Os principais problemas que costumam acontecer após a extração dos sisos são infecções, alveolite, trismo e parestesia.

Pós-operatório

  • Nos primeiros dias após a realização da cirurgia, é necessário que alguns cuidados sejam tomados e procedimentos feitos, como:
  • Dieta líquida nos três primeiros dias;
  • Consumo de alimentosa mornos por uma semana;
  • Preferência por alimentos pastosos até que os incômodos da cirurgia passem;
  • Evitar fazer bochechos e cuspir nas primeiras 24 horas após a extração;
  • Faça o uso correto dos medicamentos ministrados pelos médicos;
  • Não fume e nem consuma bebidas alcoólicas pelo menos nos primeiros sete dias;
  • Escove os dentes de maneira mais suave e delicada e evite aproximar a escova dos dentes próximos aos sisos nos primeiros dias, devido a presença dos pontos no local;
  • Volte ao consultório do dentista cirurgião para a remoção dos pontos no dia marcado;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.