Brasil Blogado » Escolar » Fasso ou faço

Fasso ou faço

A ortografia por vezes nos confunde muito e pode nos levar ao erro na escrita de algumas palavras, como a expressão fasso x faço, qual é a maneira correta de escrever? Esclareça neste artigo essas e outras demais dúvidas sobre o assunto!

     

As diversas regras gramaticais, ortográficas e a complexidade da língua portuguesa, deixam a sua escrita consideravelmente difícil, principalmente porque algumas consoantes e encontros consonantais representam sons parecidos quando pronunciados.

Um bom exemplo disso são as expressões “fasso  e faço”. Ambas representam a mesma sonoridade ao serem pronunciadas, mas na escrita, a forma correta é FAÇO, com “Ç”.

A palavra “faço” corresponde a uma forma conjugada do verbo fazer, se encontrando na 1° pessoa do singular do presente do indicativo:

Palavras

» (Eu) faço
» (Tu) fazes
» (Ele) faz
» (Nós) fazemos
» (Vós) fazeis
» (Eles) fazem

O verbo “fazer” é irregular, isso porque observando sua estruturação, é possível ver que ela não se encaixa nos modelos fixos de conjugação verbal, contendo alterações nas suas terminações quando conjugado e também nos radicais.

Significado

Esse verbo possui uma imensa variedade de significado, sendo usado na maioria das vezes para indicar um ato de criar, preparar, causar, agir, ganhar, dizer, realizar, fabricar, completar, entre outros.

Antônimos

» Desfazer.

Sinônimos

» Elaborar;
» Executar;
» Realizar;
» Efetuar.

Definição do verbo

» Separação silábica: fa-zer, fa-ço.
» Classe gramatical: verbo impessoal, verbo intransitivo, verbo pronominal, verbo transitivo circunstancial, verbo transitivo direto, verbo transitivo direto e indireto, verbo transitivo indireto e verbo transobjetivo.

Exemplos (FAÇO)

» Não faço questão de ir.
» Eu faço o que bem entendo.
» Perdi todo o meu dinheiro e faço questão de encontrar.
» Faço de tudo de mostrar que eu te amo e só você não vê.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?