Fatos históricos do Maranhão

O Estado

O Maranhão está localizado na região do nordeste brasileiro; ocupa uma areá de 331.983,293². Tem como capital a de cidade de São Luís; e sua população é estimada em: 6.574.789 pessoas; e possui 217 municípios.

A infra estrutura de seu porto e próxima de dois dos maiores mercados, que no quais são: o mercado do norte- americano e o europeu.

Aeroporto

 Seu aeroporto que é chamado de Marechal Hugo da Cunha Machado, possui capacidade para atender até 1 milhão de pessoas por ano; e fica localizado a 14 quilômetros do centro da cidade.

Bandeira do Maranhão.
Bandeira do Maranhão.

Fatos Históricos:

Os primeiros a chegarem no território do Maranhão, foram os espanhóis  eles chegaram logo apos o descobrimento do Brasil. Porém somente 35 anos depois que os portugueses, tentaram ocupar e não deram conta; somente na segunda tentativa que tiveram exito.

No ano de 1534, o rei João III, de Portugal, criou a capitania do Maranhão; porém o local ficou abandonado devido ao descaso de ajuda oficial. E tal situação chamou a atenção dos franceses; que em 1612, enviou uma expedição comandada por Daniel de La Touche e, e se instalaram no Maranhão. E ali deram o nome de São Luís, em homenagem ao rei Luís XIII. Só que em 1615, os portugueses que moravam em Pernambuco, entraram em confronto com a expedição francesa e os derrotaram; e a parti dali fundaram uma colonização. E novamente em 1641, São Luís é invadida; dessa vez pelos holandeses; porém os portugueses os expulsaram.

Revolta da Balaiada.
Revolta da Balaiada.

Até o inicio do século XVII, os lavradores só podiam cultivar ou ter quaisquer atividade, se fosse de interesse comercial da metrópole  E depois de um certo período a economia do estado caiu; fazendo com que houvesse revoltas. Uma delas foi a da Balaiada, que ocorreu no ano de 1838.

Arquitetura

A cidade do Maranhão possui casarões lindos; alguns se encontram no centro histórico da capital e outros nas cidades vizinhas do interior, como Alcântara, Guimarães e Viana. Alguns dos casarões possuem a frente revestida em azulejo; que no qual ajudava amenizar o calor e a umidade; tais azulejos se tornou a marca da cidade. Tanto que é possível encontra- los nas paredes das casas novas e antigas e nas fachadas das igrejas.

Casarões do Maranhão.
Casarões do Maranhão.

Os casarões ocupa o espaço de entorno 250 hectares; tal beleza foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura); que no qual concedeu ao estado o título de “Patrimônio Cultural da Humanidade”.

No Maranhão a vários espaços culturais, vejamos a seguir imagens de alguns deles:

Festas populares do Maranhão 

Carnaval
Carnaval
  • Carnaval; que é bem rico na diversidade cultural. Tem tribos indígenas  desfile das escolas de samba, blocos afros e tradicionais e muito dos cidadões desfilam pelas ruas fantasiados.
  • São João; ele reúne milhares de pessoas nos arraias. Lá eles valorizam muito a comida tipica do estado e caem na dança.
  • E a festa do Divino Espirito Santo; que é uma tradição e manifesto religioso. E a celebração mais famosa do estado é feita na cidade de Alcântara.

Cultura

Faz parte da manifestação cultural do estado:

  • O Bumba meu boi que é uma mistura de lenda, com música e dança.
  • O Sotaques, que também é conhecido como bumba meu boi; porém ele possui vários ritmos, roupas e coreografias.
  • E por fim, o Tambor de Mina ou Crioula; que não possui dança. Ele é um ritual praticado pelos umbandas.

Principais pontos turísticos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.