FISIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO

A fisiologia do envelhecimento ocorre através de mudanças que o nosso corpo vai fazendo com o decorrer dos anos, sendo assim o nosso corpo passa a ter mudanças conforme a nossa alimentação, horários de sono, exercícios praticados e claro a nossa idade. A biologia do envelhecimento começa desde de pequeno, a cada ano que se passa o nosso corpo vai fazendo mudanças e com isso vai ocorrendo um envelhecimento, o que irá caracterizando ainda mais esse envelhecimento.

Como já dito depende de muitos fatores na qual nos mostrará como será o envelhecimento se será saudável ou não. Quando vai ocorrendo o envelhecimento ocorre mudanças nas células ou seja ocorre um aumento das células finais, na qual destina ao envelhecimento de um ser humano.

Alguns fatores que podem influenciar o envelhecimento são dois: a genética e o simples fato de que um dia iremos envelhecer. O fator genética ocorre da seguinte forma: ” se a minha vó aos 50 anos já era idosa com muitas doenças, mas viveu até seus 90 anos e com a minha mãe não ocorreu da mesma forma, mas viveu aproximadamente 90 anos, provavelmente pode ocorrer comigo o que aconteceu com a minha avó”, por isso se cuidarmos para termos uma vida mais saudável é essencial para que na terceira idade possamos viver mais e sermos idosos saudáveis.

Existem muitos fatores que causam mudanças nas nossas células sejam eles os ribossomos, o ARN, ADN e muitos outros que com o tempo vão se transformando e mudando a cada dia que se passa. Existem alguns estudos sobre as vitaminas antioxidantes na vida do ser humano, nesse caso podemos observar que aqueles que se alimentam com verduras, frutas, legumes e outros alimentos que contenham essas vitaminas. O consumo desses alimentos podem proteger as pessoas de terem algumas doenças como neoplasias, doenças cardiovasculares, LDL e  outros.

Sabemos que os radicais livres provocam alguns danos no DNA, as vitaminas podem sim contribuir para evitar esses danos. A fisiologia do envelhecimento está relacionado a essas coisas, que muitas vezes passam “batido” por nós e quando chegamos a terceira idade, provavelmente ficamos doentes e passamos a tomar muito remédio, mas mesmo assim ainda podemos nos cuidar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.