Brasil Blogado » Doenças » Foliculite

Foliculite

A foliculite pode acometer tanto adultos, como crianças, atingindo diferentes partes do corpo, principalmente onde há quantidade maior de pelos, como a virilha, axila e barba.

     

A foliculite é uma infecção dos folículos pilosos que atingida por bactérias do tipo estafilococos, através do contagio espontaneamente e favorecida pelo excesso de umidade ou suor da pele e também da depilação dos pelos. Podem acometer tanto adultos, como crianças, em diferentes partes do corpo. Principalmente onde há quantidade maior de pelos, isto é na virilha e na barba.

doença

Sintomas de foliculite

As manifestações clínicas podem ser superficiais, caracterizando-se pela formação de pequenas bolhinhas de pus com uma vermelhidão ao redor. Em alguns casos não tem a presença de pus, mas mesmo assim a região está vermelha. Quando as lesões são mais profundas, são mais elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo no centro, causando dor e coceira.

A foliculite pode ser dividida de acordco com a região que acomete:

  • Queloideana da nuca – comum em homens jovens com pele mas escura, formam lesões agrupadas que ao cicatrizar tem aparência quelonianas.
  • Periporite supurativa – atinge as crianças pequenas e geralmente segue-se à miliária, com pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios que acabam por drenar secreção purulenta
  • Decalvante – o processo infeccioso leva à atrofia do pelo da cabeça, criando calvície em algumas áreas que se expandem com a progressão da doença.
  • Da barba – atinge homens adultos, tem característica crônica e, pela proximidade das lesões, pode formar placas avermelhadas, inflamatórias, com inúmeras pústulas e crostas.

O tratamento para foliculite é feito com a utilização de antibióticos para aplicação local ou sistêmico que tem propriedades específicas que combatem a bactéria causadora, além de outros medicamentos para manutenção dos cuidados antissépticos. Também recomendável não realizar qualquer tipo de depilação na área, já que esse é um dos fatores ocasionador.

Em casos mais graves talvez seja necessário realizar uma drenagem cirúrgica, ato este feito pelo dermatologista, pois é o médico mais indicado para realizar todo o processo de atendimento, desde o diagnóstico definitivo até o tratamento mais ideal.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?