Fonte de vitamina B12 nos alimentos

 Vitamina B12, também conhecida como cobalamina, faz parte do complexo B que é essencial à saúde do sangue e do sistema nervoso. Ou seja, a vitamina serve para a formação das células do sangue juntamente com o ácido fólico. Além disso, a vitamina deve ser consumida pelo fato de ajudar no combate da anemia perniciosa e outras complicações como o AVC ( acidente vascular cerebral) e doenças cardíacas.

Onde podemos encontra-la?

E fácil encontrar a vitamina B12, a mesma fez-se presente em alimentos que consumimos no dia- a dia.

* Ostra;
* Fígado, principal fonte de vitamina B12;
* Carnes;
* Ovos;
* Leite;
* Levedo de cerveja;
* Cereais enriquecidos;

Falta da vitamina

A falta dessa vitamina pode provocar o surgimento de diversas doenças, porém as principais são os problemas digestivos como síndrome de má absorção, deficiência da secreção do estômago, hipotiroidismo e outras doenças. E não para por aí, quem está com deficiência da vitamina pode sentir:

* Fadiga;

* Falta de concentração;

* Memória e de atenção;

* E formigamento nas pernas;

Alguns dos alimentos que possui a vitamina b12, são ricos em ômega 3.
Alimentos ricos  em Vitamina B12 (Foto:Reprodução)

Da mesma maneira que a falta dessa vitamina faz mal, o excesso da mesma também faz. Quando encontrada em excesso no organismo, a vitamina B12 pode provocar pequenas alterações no baço, linfócitos e aumento do linfócito, mas isso é raro.  Mesmo assim é bom conter no consumo, nem de mais e nem de menos.

 Diagnóstico

Para saber como está o nível das vitaminas no corpo, em especial o B12, é preciso fazer exame de sangue. Somente o exame de sangue, com o  laudo coerente, das taxas de vitaminas exatas presentes no organismo, é que dirá o que está faltando, o que está no nível e o que precisa ser controlado. O médico, após verificar o laudo, lhe explicará tudo para que o seu organismo tenha um bom funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.