Formas de tratamento para prefeito

Nem sempre se sabe, qual é o modo certo de se dirigir há alguém, de suma importância ou cargo elevado, ou seja, superior aos de mais. Então para que não se faça nada de errado, esta sempre se procurando uma forma de se portar, perante a ele, ou de se tratar. E pensando nessas pessoas, que ainda não aprenderam as formas de tratamentos, decidimos abordar o assunto. Então, vamos lá?!

Formas de Tratamento

A forma de tratamento normalmente é utilizada no estilo de correspondência oficial e empresarial,  e a característica que mais ressalta nela, é a polidez, que por sua vez, é entendida como o ajustamento da expressão às normas de educação ou cortesia. Ou seja, ela vai estar sempre presente no momento em que se manifesta no emprego fórmulas de cortesia, como por exemplo:

* Tenho a honra de encaminhar , ao invés de simplesmente dizer: eu encaminho.

* Tomo a liberdade de sugerir, ao invés de: Sugiro que…

Tome cuidado como vai falar.
Créditos da Imagem: http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/portugues/pronome_tratamento

Sendo assim, como se pode  notar , quem vai se referir ao próximo, deve tomar cuidado e evitar as freses agressivas ou ásperas, isso até mesmo em uma carta de cobrança, pois é sempre de bom grado manter o tom do relacionamento, para que futuramente não tenha nenhum desvaneio perante a você. Mas atenção, quando se encontrar no emprego adequado as formas de tratamento é dispensa a atenção respeitosa aos superiores, colegas e subalternos.

No mais, o que diz respeito à utilização das formas de tratamento e endereçamento é que não deve-se apenas levar em consideração a área de atuação da autoridade, como por exemplo (universitária, judiciária, religiosa, e outros.), mas também a posição hierárquica do cargo que ela ocupa, como é o caso do prefeito, que por sua vez, possui um cargo de extrema importância para o município onde reside.

Enfim, a forma para se referir ao prefeito, vai ser da seguinte maneira:

Tratamento: Excelência

Vocativo: Exmo. Sr. Prefeito

Por tanto, sempre que for se endereçar ao mesmo, ou até mesmo conversar com ele, tente usar palavras de bom tom e cortesia, e jamais se esqueça do tratamento ou vocativo, pois eles são essenciais, para manter a cordialidade entre ambas as partes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.