Brasil Blogado » Variados » Gameta masculino das plantas

Gameta masculino das plantas

No Reino Plantae, o gameta masculino passa a ser denominado como anterozoide, sendo que a sexualidade das especies podem ser classificadas em dois grupos, sendo os seguintes: Dióicas e Hermafroditas ou monóicas.

     
Nos seres humanos os gametas masculinos são chamados de espermatozoides, e os gametas femininos são chamados de óvulos.

Anterozoide

No Reino Plantae, o gameta masculino passa a ser denominado como anterozoide. Lembrando que nas especies de plantas espermatófitas, o gameta masculino  se localiza especificamente no grão de pólen. Nos animais e também nos seres humanos, os gametas masculinos são denominados especificamente como espermatozoides, e os gametas femininos são denominados especificamente como óvulo.

No Reino Plantae a sexualidade das especies podem ser classificadas em dois grupos, sendo os seguintes:
Dióicas: As especies de planta dióicas são as que apresentam indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino, ambos separados. A fecundação entre as especies dióicas pode ocorrer de maneira interna ou de maneira externa.

Sendo que fecundação de maneira interna sucede dentro do organismo feminino, que é o produtor de óvulos. Já a fecundação de maneira externa sucede no ambiente.

Curiosidade
Os seres humanos são dióicos e possuem a forma de fecundação interna.

Hermafroditas ou monóicas:
Esse tipo de espécie apresenta o sexo feminino e o sexo masculino, ou seja, a especie possui os dois sexos em um mesmo organismo. Estas espécies de plantas produzem tanto gametas masculinos, quanto gametas femininos.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?