Brasil Blogado » Escolar » Geografia Graduação

Geografia Graduação

O curso de graduação em Geografia pode ser encontrado em várias faculdades espalhadas pelo país. Saiba neste artigo quais são as áreas de atuação dessa profissão, como ela se manifesta no mercado de trabalho, média de salário, entre outros assuntos.

     

Geografia se trata da ciência que estuda (durante todo o curso de graduação), conceitos sobre o solo, distribuição das águas, vegetação, relevo, relação do ambiente, da ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais, organização das populações e sociedades, elaborando diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de pequenas e grandes obras, planos diretores de estados, cidades e municípios, entre outros assuntos.

Muitos pensam que a carreira de um geógrafo se dá somente através do ministramento de aulas voltadas para o Ensino Fundamental, Médio e cursinhos, mas esse profissional pode atuar em vários outros campos, como:

Graduação em Geografia

Globo Terrestre.
(Foto: Reprodução)

» Cartografia digital;
» Ecoturismo;
» Ensino com licenciatura;
» Geografia humana;
» Geografia dos transportes;
» Geopolítica;
» Geoprocessamento;
» Planejamento agrícola;
» Planejamento urbano;
» Sensoriamento remoto;

Curso

  • Duração média: Quatro anos.
  • Estágio: Obrigatório.
  • Outros nomes: Humanidades e Ciências Humanas.

O curso de graduação em geografia pode ser voltado para a licenciatura ou bacharelado. Nos primeiros semestres, o aluno estuda disciplinas básicas de geografia física, humana, instrumental e regional.

Observação: Nos cursos voltado para a licenciatura, existem ainda as disciplinas pedagógicas, como didática e psicologia da educação.

Mercado de trabalho

O mercado de atuação dos geógrafos é bastante rico e requisitado, isso porque necessita de profissionais de altíssima qualidade em vários campos, como em colégios, órgãos públicos, empresas de consultoria, áreas que exigem informações de geoprocessamento, confecção de mapas, entre outros.

O salário piso para o magistério, é de aproximadamente R$ 1.567,00 reais, com carga horária de 40 horas semanais, segundo o MEC. Os valores das demais áreas, se modificam de acordo com as necessidades das instituições.

Melhores faculdades/universidades do país

» UnB – Brasília;
» UFG – Goiânia;
» USP – São Paulo;
» UFMG- Belo Horizonte;
» UFU – Uberlândia;
» Uberlândia UFU;
» UFV – Viçosa;
» UFPA – Belém;
» UFPE – Recife UFPE;
» UFF – Niterói;
» UFRJ – Rio de Janeiro;
» UFRGS – Porto Alegre;
» UFSC – Florianópolis;
» Unicamp – Campinas;
» Unesp – Presidente Prudente;
» Unesp – Rio claro Unesp.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?