Germinação das plantas

Considera-se como germinação o processo inicial do crescimento de um corpo ou de uma plantas em pleno estado de vida latente. Para os fisiologistas, a germinação se define basicamente quando é emitido a radícula, embora agronomicamente falando, a germinação de uma semente (futuramente uma planta) se dá quando há a formação da plântula, ou seja, quando ocorre o processo de formação da radícula e também do caulículo. Sendo assim a germinação de uma semente marca o nascimento de uma especie de planta.

A germinação das sementes é bastante influenciada pelo meio ambiente, pois caso haja dificuldades, a germinação das sementes dificilmente ocorrerá. Sendo assim, para que ocorra a germinação das sementes é necessário que meio ambiente se encontre propício, com condições favoráveis e normais, proporcionando então o processo de germinação.

Ressaltando que antes do processo de germinação, tem-se um período da semente cujo o mesmo é denominado como dormência. A dormência, entre vários outros fatores, faz com que a planta (semente) fique um determinado período sem entrar no estado germinativo, esperando então a hora propicia para que possa então nascer e assim perpetuar sua espécie.

Quando o processo de germinação tem inicio e as condições ambientais são favoráveis, os meristemas apicais começam a desenvolver e a crescer, formando então a sua primeira estrutura que é a radícula, a radícula por sua vez se transforma numa raiz, segurando então a nova planta ao solo ou a outro tipo de suporte onde a planta possivelmente irá viver. Após o termino do processo de germinação inicia-se o crescimento da nova planta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.