Brasil Blogado » Gravidez » Gravidez na adolescência: sinais e sintomas

Gravidez na adolescência: sinais e sintomas

Cada dia que passa os índices de adolescentes grávidas vem aumentando cada vez mais, se fazendo como um fator alarmante na maioria dos casos devido aos perigos que esse processo proporciona à saúde da mulher e do bebê. Se você está em dúvidas se pode ou não se encontrar nessa condição, confira neste artigo e saiba quais são os principais sintomas e sinais de uma gestação.

     

Mesmo com tanta informação sobre como se prevenir para evitar possíveis transtornos, muitos jovens optam por não utilizar contraceptivos, proporcionando chances de serem infectados por doenças sexualmente transmissíveis e também de engravidar. Esse fator vem se tornando alarmante entre os adolescentes atualmente, principalmente porque eles vem iniciando a vida sexual cada vez mais cedo.

O corpo de uma adolescente quase nunca está preparado para gerar um feto, isso porque suas estruturas ainda não se desenvolveram completamente para passar pelas complexas mudanças que o período gestacional impõe à mulher. Além disso, seu estado emocional que está a flor da pele, assim como as suas atitudes para com o mundo, ajudam a piorar um pouco mais a situação, fazendo com que muitas escolham abortar ao invés de seguir em frente com a gravidez, colocando em risco não somente a vida do seu filho, mas também a sua.

Devido a falta de experiência e por não saber nada sobre o mundo materno, muitas adolescentes só percebem que estão grávidas quando a barriga começa a crescer e sua menstruação está bastante atrasada. Pesquisas revelam que os primeiros sinais de uma possível gestação aparecem cerca de três semanas após a fecundação do óvulo, com sintomas como:

Gravidez na adolescência: sinais e sintomas

Adolescente com teste de gravidez na mão.
(Foto: Divulgação)

» Atraso menstrual;
» Dor, inchaço e sensibilidade nos seios;
» Enjoos (principalmente pela manhã);
» Aumento de peso;
» Sono intenso;
» Cansaço;
» Aumento da frequência urinária;
» Ganho de peso;
» Azia;
» Aparecimento de estrias e varizes pelo corpo;
» Sangramentos;
» Náuseas;
» Desejos alimentares;
» Corrimento vaginal;
» Aparecimento de acnes;
» Dor de cabeça e na lombar;
» Mudanças de humor;
» Tonturas;
» Constipação intestinal;
» Alteração na aparência dos seios.

Todos os sinais demonstrados na gravidez de uma adolescente são os mesmos do que o de uma mulher que se encontra em fase adulta, porém, eles costumam se manifestar de maneira mais intensa, devido a não preparação do corpo para o desenvolvimento de um bebê.

Atenção!

Se você vem sentindo os sintomas descritos acima, está com a menstruação atrasada e teve relações sexuais com um parceiro sem usar camisinha, ou fazer o uso de anticoncepcionais ou da PDS (pílula do dia seguinte) no prazo devido, existe uma grande chance de estar grávida.

Para saber se essa informação é verdadeira ou não, pode-se que seja realizado o exame de sangue de gravidez, pois seu resultado é mais eficaz que os encontrados nas farmácias. Caso a resposta do teste dê positivo, é indicado que um obstetra ou ginecologista seja procurado rapidamente para dar iniciação ao pré-natal, processo que possibilitará o acompanhamento da saúde do feto e da gestante até o final da gravidez.

É muito importante que se tenha cuidado redobrado durante toda a gestação, isso porque quase sempre a gravidez de uma adolescente oferecem  muitos riscos.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?