Brasil Blogado » História » História do Carnaval

História do Carnaval

História do Carnaval , veja tudo sobre a história do carnaval, e a chegada do carnaval ao Brasil.

     

O entrudo (atual carnaval) chegou ao Brasil em meados do século XVII, a comemoração festiva teve uma grande influencia das festas carnavalescas que ocorriam na Europa, principalmente em países como a França e a Itália, onde a comemoração acontecia em formas de desfiles urbanos, e os carnavalescos geralmente usavam fantasias e máscaras.

Em meados do século XIX, começaram a surgir os primeiros blocos carnavalescos, os “corsos” e os cordões no Brasil. As pessoas/carnavalescos se fantasiavam, improvisavam a uma decoração para os seus carros e em grupos os mesmos iam para as ruas da cidade desfilar (essa é a origem dos carros alegóricos, que nos dias atuais são típicos das escolas de samba).

Em meados do século XX, o carnaval foi tomando expansão se tornando então uma festa popular. O crescimento da comemoração carnavalesca se deu principalmente pela popularidade das marchinhas, pois as mesmas tornavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro, a escola de samba se chamava Deixa Falar (atual Estácio de Sá), a mesma foi criada por Ismael Silva um popular sambista carioca. Á partir dai o carnaval urbano começou a ganhar um novo formato, surgindo então novas escolas de samba na cidade do Rio de Janeiro e na cidade de São Paulo. E também nas cidades de Recife e de Salvador.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?