Brasil Blogado » Doenças » HIV sintomas iniciais

HIV sintomas iniciais

A HIV é uma doença infecciosa causada pelo vírus da imunodeficiência humana, os sintomas dessa doença podem variar de acordo co, a sua progressão, sendo que os principais sintomas são, cefaleia, perda excessiva de peso, febre, dor de garganta, calafrios, dores musculares e nas juntas, indisposição entre outros.

     

HIV é uma doença infecciosa, que ocasiona a perda da imunidade progressiva, o que normalmente, ocasiona em tumores malignos, infecções graves e outros tipos de manifestações. Esse tipo de infecção é ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana.

HIV sintomas iniciais 300x169

Normalmente, o vírus da imunodeficiência humana passa por um processo de incubação no organismo do indivíduo infectado, esse período de incubação pode variar de semanas a até meses. Após a contaminação, os sintomas da doença se manifestam em até um ano.

Sendo que os sintomas podem variar de acordo com a evolução da doença, ressaltando que a mesma pode ser dividida em basicamente três fases, segue logo abaixo as fases e os sintomas apresentados nas mesmas.

Fases e os principais sintomas que se manifestam nas mesmas:
Infecção aguda (1° Fase):
Essa infecção normalmente, surge em um período de aproximadamente 15 a até 30 dias após a contaminação com o vírus da imunodeficiência humana, os principais sintomas apresentados nessa fase são: cefaleia, perda excessiva de peso, febre, dor de garganta, calafrios, dores musculares e nas juntas, indisposição (causando desconforto, sensação de fraqueza e fadiga), perda de apetite, feridas genitais, diarreia, náuseas, vômitos, feridas nos órgãos genitais, manchas e ínguas na pele, geralmente as mesmas desaparecem após um determinado período.

Infecção assintomática (2° Fase):
Essa infecção pode durar períodos variáveis, de meses a anos e nessa fase a doença é assintomática (não manifesta sintomas).

Doença sintomática (3° Fase):
Nessa fase a doença indivíduo infectado vai perdendo sua imunidade, e a partir de então algumas doenças oportunistas e tumores raros vão acometendo o mesmo .

A contaminação do vírus da imunodeficiência pode acontecer das seguintes formas:

  • Transfusões de sangue;
  • Contato com sêmen infectado;
  • Doação de órgãos;
  • Inseminação artificial;
  • Relações intimas sem o uso de nenhum tipo de método de barreira (preservativo);
  • Uso de droga injetável, geralmente os usuários compartilham seringas, e a partir de então entram em contato com sangue contaminado e são infectados;

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?