Brasil Blogado » Variados » Horário de verão 2013

Horário de verão 2013

O horário de verão somente está estabelecido é valido para os estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste que ficam mais longe da linha do Equador, onde os dias são mais alongados.

     

O horário de verão foi adotado como forma de poder aproveitar mais claridade advinda do sol, e ao mesmo tentar economizar o consumo de energia elétrica, diminuindo a conta no fim do mês de forma sustentável. A data determinada indica os dias em que o sol é mais intenso do que os demais dentro do ano. Mas é importante estar a par sobre o período de mudança de horários para adequar a rotina de trabalho, estudos e etc. adotado por diversos estados brasileiros,

horário de verão

No horário de verão deve-se adiantar o relógio em uma hora.

No Brasil, o período denominado horário de verão iniciou no ano de 1931, que ocorreu entre os mesmos de outubro e março do ano seguinte. No horário de verão, é adotado o adiantamento de uma hora no fuso horário local, que geralmente é na estação mais quente, ou seja, o verão, quando os dias são mais longos justamente porque a posição da da terra em relação ao Sol é diferenciada.

O procedimento somente é efetivo nas regiões que ficam longe da linha do Equador, pois os dias são mais alongados. A grande vantagem está em diminuir o consumo no horário de pico, evitando uma sobrecarga do sistema energético. Portanto está estabelecido que somente é valido essa medida econômica nos estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste e assim que termina o horário de verão, deve-se atrasar os relógios em uma hora, para retornar ao horário normal – Horário Oficial de Brasília.

As próximas alterações do período referente ao horário de verão será entre os anos de 2012 e 2013, está estimado iniciar à meia-noite do dia 21 de outubro de 2012, se prolongando até a meia-noite do dia 17 de fevereiro de 2013. Lembrando de que a principal causa desse procedimento é a economia de energia a partir das atitudes conscientes de cada pessoa.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?