Idade moderna resumo

História Moderna teve inicio no ano de 1473, quando houve a tomada de  Constantinopla pelos turcos otomanos. E foi por meio deste evento, que as portas e as mentes começaram a se abrir, fazendo assim, com que surgisse diversos questionamentos. E devido a eles, a história da humanidade começou a se desenvolver, trazendo consigo grandes frutos e inovações.

Porém durante esse período ocorreu muitos confrontos, pois o comercio começou a se desenvolver. Fazendo assim, com que houvesse também grandes alterações sociais. E dentre tudo que aconteceu pode-se destacar:  

Leia também a história das grandes navegações. Veja como tudo funcionou e também as guerras, que tiveram por causa delas.
Grandes navegações, novas rotas, expansão no comercio. Foto Reprodução

As “Grandes Navegações”, que ajudou a ampliar o comercio, fazendo assim, com que novas rotas surgissem e com que, diversos povos tivessem acesso a mercadorias, que quase não se via ou tinha em seus respectivos estados.

O “Renascimento”, que representou o apogeu da cultura na humanidade, apesar de ter sido ofuscado pelo período medieval. Ele ajudou bastante as pessoas a mudar os seus conceitos e interpretações, diante do mundo. O que por sua vez, foi ótimo, pois a partir dele, surgiu muitos outros questionamentos, fazendo assim, com que as coisas evoluíssem cada vez mais.

A “Reforma Protestante”, que mostrou a todos que é possível sim, seguir outras religiões. E apesar dela ter sido contestada, por vários anos, ela conseguiu sobreviver.

O “Absolutismo”, que fez parte estabelecer novos padrões dentro da área politica, perante a sociedade. Nesse período, foi que surgiu as primeiras unificações dos países. Porém, ainda havia uma certa trave, pois os reis eram vistos como um Deus na terra, o que por sua vez, não é verdade. Porém essa história foi mudando com o passar do tempo.

E por fim o “Iluminismo”, que sofreu bastante com as suas ideias, pois elas iam muito contra a igreja católica, o que por sua vez era um grande símbolo, de respeito para todos. Esse grupo, teve diversas divergências, pois eles tentavam colocar a razão acima de tudo, o que diga-se de passagem ser quase que impossível, quando se encontra em algumas situações.

E apesar deles levantarem vários questionamentos e não ter dado muito certo, eles conseguiram deixar sua marca na história, marcando assim, o final da idade moderna e abrindo a Revolução Francesa.  E mais ainda, teve nomes (John Locke , Montesquieu, Voltaire e Jean Jacques Rousseau), que se destacaram e se destacam, até hoje.

Antigamente, as pessoas se fechavam para as novas opiniões, hoje em dia, quanto mais melhor.
A idade moderna, parece não ter acabado, pois ainda continuamos evoluindo e fazendo diversos questionamentos e descobertas. Foto Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.