IgM e IgG

Anticorpos
Anticorpos IgM e IgG

As glicoproteínas sintetizadas que comumente são expelidas pelas células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, são denominadas como imunoglobulinas, anticorpos ou gamaglobulinas. Os anticorpos realizam a imunidade humoral, também denominada como defesa do organismo.

Os anticorpos se apresentam caso o organismo venha a ser atacado por vírus, fungos e bactérias dentre outros protozóarios, normmalmente chamados de antígenos. Segundo especialistas, a imunoglobulina que desempenha a função de anticorpo pode ser dividida basicamente em cinco classes, sendo: IgE, IgA, IgG, IgD e IgM.

Cada um destes anticorpos apresentam características e propriedades biológicas específicas. Além disso cada um dos mesmos possuem habilidades específicas para lidar com diferentes antígenos. Ambos também possuem posicionamentos funcionais. Dependendo do tipo de antígeno que o sistema imunológico entra em contato, anticorpos específicos passam a ser produzidos contra o mesmo.

O anticorpo IgG é consideravelmente mais forte que o anticorpo IgM, e no entanto quando determinada doença se manifesta em um período superior á 4 semanas, tal como a toxoplasmose o sistema imunológico passa a substituir o anticorpo IgM devido ao mesmo ser mais fraco, pelo anticorpo IgG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.